Confira as cidades mais visitadas do mundo em 2017.
19/12/2017 - Destinos
Raphael Silva
Dreamstime
Mesmo com baixa de 3,2%, Hong Kong fechou o ano com 25,6 milhões de visitantes e a primeira colocação na lista
Junto ao Euromonitor, a WTM divulgou o ranking de cidades mais visitadas internacionalmente do mundo em 2017 sem grandes alterações entre as principais. Hong Kong, mesmo com uma queda de 3,2% , segue como a líder global, superando os 25,6 milhões de visitantes, seguida por Bangkok (23,2 milhões), Londres (19,8 milhões) e Cingapura (17,6 milhões). Destas, a capital da Tailândia foi a que apresentou o maior crescimento, com 9,5% de alta em relação ao ano anterior.
A lista das cidades que mais receberam turistas ao longo do ano segue com Macau na quinta colocação, tendo em sequência Dubai, Paris, Nova York, Shenzhen (China) e Kuala Lumpur (Malásia) no Top 10. Em 11º, a província tailandesa de Phuket obteve 14% de crescimento neste ano.
Único representante do Brasil, o Rio de Janeiro amarga a 93ª posição do ranking, totalizando 2,2 milhões de visitantes no ano, número 2,4% menor do que em 2016 e que fez com que a cidade perdesse cinco colocações em relação à última lista.
"Um dos principais destinos da América Latina passou por turbulências nos últimos anos. Copa do Mundo e Olimpíadas ajudaram a aumentar as chegadas. Mesmo assim, um crescimento maior não foi possível por conta de problemas envolvendo a política e até o Zika [vírus]", destacou o Euromonitor ao analisar a situação do País.
Flickr/ Trezy Humanoiz
Monumento Bajra Sandhi é um dos pontos turísticos de Denpasar, em Bali
TENDÊNCIAS
Se Phuket aparece como uma das tendências entre os principais destinos, outros também se destacam ao longo do ranking do Euromonitor. Indonésia e Índia sediam as cidades com maior crescimento na lista, a começar por Denpasa A maior cidade da ilha de Bali teve alta de 52,9% nas chegadas durante este ano, subindo de quatro milhões (2016) a 6,2 milhões e ganhando 18 posições para terminar 2017 como 32ª mais visitada. Ainda na Indonésia, Jakarta recebeu 48,5% mais turistas em relação ao ano anterior, superando os 3,5 milhões.
Já em terras indianas, Agra, cidade onde está situado o Taj Mahal, ganhou 26,3% mais visitantes, subindo a 6,7 milhões ao longo do ano, enquanto Delhi atingiu a marca 10,2 milhões de turistas (+37,7%) e assumiu o lugar de Roma (Itália) como 12º do ranking. Por fim, Mumbai teve alta de 23,5%, chegando a receber 8,8 milhões de viajantes.
Confira a lista dos 20 destinos mais visitados do mundo* em 2017
- Hong Kong (China) - 25,6
- Bangkok (Tailândia) - 23,2
- Londres (Reino Unido) - 19,8
- Cingapura - 17,6
- Macau - 16,2
- Dubai (Emirados Árabes Unidos) - 16
- Paris (França) - 14,2
- Nova York (EUA) - 13,1
- Shenzhen (China) - 12,9
- Kuala Lumpur (Malásia) - 12,8
- Phuket (Tailândia) - 12
- Delhi (Índia) - 10,2
- Tóquio (Japão) - 9,7
- Roma (Itália) - 9,5
- Taipei (Taiwan) - 9,3
- Guangzhou (China) - 9
- Mumbai (Índia) - 8,8
- Meca (Arábia Saudita) - 8,7
- Istambul (Turquia) - 8,6
- Praga (República Tcheca) - 8,5
*em milhões de visitantes
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/12/confira-as-cidades-mais-visitadas-do-mundo-em-2017_152055.html?lista
Réveillon da Barra da Tijuca terá queima de fogos em hotéis.
06/12/2017 - Eventos
Victor Fernandes
Divulgação Riotur/Fernando Maia
A ABIH-RJ anunciou nesta terça-feira (5), durante coletiva, que o réveillon da Barra da Tijuca e Recreio contará com 14 pontos de queima de fogos, no qual estarão incluídos hotéis, shoppings e condomínios. A intenção da Riotur é promover o maior evento da história do Rio de Janeiro, indo além da tradicional Copacabana.
A queima de fogos já está confirmadíssima nas coberturas dos seguintes empreendimentos: Grand Nobile, Hilton Barra, Grand Mercure, Grand Hyatt, Ramada Hotel Recreio Shopping, Le Relais de Marambaia, Windsor Marapendi e Windsor Barra. Para viabilizar a festa, a Riotur contou com o apoio da ABIH-RJ, através de seus hotéis associados, que promoverão mais do que ceias e festas.
“Há 11 anos decidimos investir pesado nessa celebração, com shows, queima de fogos e outras atrações porque sempre acreditamos no potencial do bairro. Felizmente, estávamos certos e, hoje, a Barra é uma das opções mais procuradas da cidade, para essa data especial”, afirmou Marcos Bezerra, gerente geral do Windsor Barra.
Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, o apoio da Riotur veio fortalecer ainda mais as festividades no bairro, que têm conquistado maior parcela de público a cada ano. “Esse alinhamento entre ABIH-RJ e Riotur para promover uma grande queima de fogos no bairro é um atrativo a mais para não somente fidelizar os visitantes que já costumam ficar hospedados no bairro, mas também atrair novos".
O espetáculo pirotécnico terá 14 mil bombas, lançadas simultaneamente em diversos pontos da orla, que formarão no céu imagens de palmeiras nas cores dourado, branca e azul, simbolizando a prosperidade e a paz, com duração de até 15 minutos.
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/2017/12/reveillon-da-barra-da-tijuca-tera-queima-de-fogos-em-hoteis_151763.html?
Vai viajar? Saiba qual é a hora certa de comprar a passagem.
Para metade dos 72 destinos mais buscados pelos brasileiros, passagens adquiridas com um a três meses de antecedência são as mais em conta.
Por Keila Guimarães, da Exame Hoje
Publicado em 7 dez 2017
AEROPORTO: comprar passagens com muita antecedência é tão ruim quanto comprar em cima da hora (Pierre Albouy/Reuters)
A essa altura do campeonato, os consumidores já se habituaram à dinâmica de precificação variável das empresas aéreas. Quanto maior a antecedência e menor a procura, menor o preço das passagens, certo? Não necessariamente.
Dados do metabuscador de voos Kayak analisados pela EXAME mostram que 55% dos voos para os 72 destinos mais buscados pelos brasileiros, partindo de São Paulo, saem mais em conta para quem compra de um a três meses antes do embarque. Ou seja: comprar em cima da hora de fato é uma má ideia, mas comprar com meses e meses de antecedência, também.
“A ideia geral de que quanto mais antecedência melhor nem sempre é correta”, diz Eduardo Fleury, responsável pela operação da Kayak no Brasil. Segundo ele, os voos não ficam caros apenas quando há muita gente comprando. Quando não há qualquer interesse nos voos, geralmente meses antes de o avião decolar, os preços também podem ser altos. A razão para essa aparente contradição está na maneira como as companhias aéreas gerenciam seus preços.
O objetivo central da técnica de gestão da companhias é atrair o maior número de passageiros para decolar com o avião cheio, mas garantir que o maior número de pessoas compre a tarifa mais cara, de forma a maximizar a receita. “O avião tem custo fixo para sair do chão, e a companhia aérea sempre vai tentar vender pelo maior preço possível”, explica Fleury.
A precificação dos assentos para atingir esses dois objetivos leva em conta dados históricos de oferta e demanda – por exemplo, voos antes do Carnaval para um destino popular terão menos desconto porque dados históricos indicam que haverá demanda suficiente. Softwares modernos são cruciais para as empresas acertarem esse tipo de previsão.
No entanto, se as vendas não correm como o esperado, a companhia aérea tende a rever sua precificação – aplicando descontos, por exemplo – para atrair passageiros e decolar com o avião cheio. Geralmente esses descontos não estão disponíveis com ampla antecedência.
Estudos recentes apontam que as companhias começam a intervir nos preços a dois meses da viagem caso o voo esteja vazio, para atrair passageiros. Entre três a duas semanas da viagem, no entanto, os valores começam a subir novamente, com o objetivo de maximizar a receita com viajantes corporativos, que tendem a reservar em cima da hora. Neste caso, um passageiro pagando muito caro é mais vantajoso que alguns pagando muito barato.
Por isso, comprar com muita antecedência pode, na verdade, levar a preços tão caros quanto voos de última hora. “Pessoas que querem comprar 10 a 12 meses antes irão pagar o valor cheio, porque a companhia aérea ainda não delimitou a dinâmica de preço para aquele voo e irá cobrar alto”, explica Fleury.
Esse é o caso de passagens para lugares para destinos bastante procurados, como Joanesburgo, Nova Déli e Barcelona: quanto maior a antecedência para esses destinos, maior é o preço médio da passagem. Para Sydney, por exemplo, reservar seis meses antes sai mais caro que comprar a um mês do embarque, como mostram dados históricos de Kayak. Enquanto a passagem em cima da hora custa, em média, 4.666 reais, com seis meses de antecedência o bilhete fica em 4.926.
Os destinos que pedem antecedência
Para algumas cidades, no entanto, antecedência é sinônimo de economia – principalmente se o voo for dentro do Brasil. Entre os voos nacionais analisados, 41% tinham o preço mais em conta a seis meses antes do embarque. A proporção é bem diferente entre os destinos internacionais: somente 20% dos analisados saíam mais em conta com tanta antecedência.
Fleury explica que a necessidade de reservar antes para esses destinos é pela relação oferta e demanda. “Provavelmente há uma oferta baixa de voos comparada com a demanda”, explica.
Voar para locais como Vitória, Goiânia, Brasília, Foz do Iguaçú e Cuiabá demanda planejamento prévio – quanto mais próximo da data do voo, mais caro é o bilhete. Já destinos populares dos Estados Unidos, como Nova York, Orlando, Miami e Los Angeles, têm o melhor preço a três meses do embarque, em média, segundo dados da Kayak.
Saber a melhor antecedência não é o único fator para economizar. Também é importante fugir de eventos sazonais no local de destino, como semanas de moda, congressos internacionais e festas típicas que atraem muitos visitantes.
Evitar voos durante o período de férias escolares, tanto no destino quanto na origem, também influencia os valores. Não por acaso, voos para cidades populares entre os brasileiros, como Orlando, Miami, Nova York e Lisboa, são mais caros nos meses de julho e dezembro, segundo preços médios do Kayak.
Também é importante fugir de “horários do rush” na hora da compra – como partir de Brasília na quinta-feira à noite, quando congressistas esvaziam a capital, ou voar no pré-feriado e retornar no domingo à noite. “Quando a gente fala sobre viagem, a primeira dica é fugir dos horários e dos dias de maior demanda”, explica Fleury.
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/nem-muito-antes-nem-na-vespera-a-hora-certa-de-comprar-passagens/
Luxo: pesquisa mostra 15 destinos mais buscados para 2018.
05/12/2017 - Destinos
Leonardo Ramos
iStock
Itália se manteve no topo da lista, com 34% dos agentes apontando o país como o mais vendido no segmento de luxo
Um levantamento revelado nesta semana pela Travel Leaders Group entre agentes dos EUA revelou os destinos mais procurados para viagens de luxo em 2018. Assim como no ano passado, a Itália ficou no topo da lista, com 34% dos entrevistados apontando o país como o mais vendido no segmento.
Dos 1,1 mil agentes questionados, 22% apontaram os rios europeus como principal destino de luxo, figurando em segundo lugar; cruzeiros pelo Mediterrâneo ficaram em terceiro, com o voto de 18% dos profissionais. Completando o top 5 ficaram os EUA, com 14%, e Irlanda, com 12%.
"A Itália, o destino favorito para todos os viajantes, chega verdadeiramente à casa dos viajantes de alto patrimônio que buscam experiências únicas, com opções enriquecedoras de gastronomia, vinhos, galerias de arte ou lojas de grife", afirmou o CEO do Travel Leaders Group, Ninan Chacko. "Já os cruzeiros na Europa continuam a ganhar popularidade e disponibilidade", complementou. Os cruzeiros do Mediterrâneo subiram da quarta para a terceira posição neste ano, ultrapassando os EUA.
Além disso, 92,6% dos agentes especialistas entrevistados afirmam que suas reservas de viagens de luxo estão maiores ou similares ao ano passado, um aumento em relação aos 84% registrados no relatório de 2016. Dos agentes entrevistados, inclusive, 63% apontaram um aumento nas reservas de luxo.
Veja abaixo a lista completa dos 15 destinos de luxo mais procurados para 2018:
1º - Itália
Flickr/Hernán Piñera
Veneza, na Itália
2º - Rios Europeus
Wikicommons / verdy_p.
Rio Sena, em Paris
3º - Cruzeiros no Mediterrâneo
Divulgação
MSC Bellissima, estreado nesta semana na costa mediterrânea da França
4º - Estados Unidos
Wikicommons/Anthony Quintano
Central Park, em Nova York
5º - Irlanda
Pixabay
Dublin
6º - Austrália
Divulgação
Sydney
7º - México
Dreamstime
Playa del Carmen, na Riviera Maya
8º - Cruzeiros no Caribe
Divulgação
9º - França
Flickr/Moyan Brenn
Paris
10º Islândia
Flickr
11º - Jamaica
Divulgação Escritório de Turismo da Jamaica
12º - África do Sul
Pixabay
Cidade do Cabo
13º - Inglaterra (foto: Londres)
Divulgação London Eye
Londres
14º - Grécia
Dreamstime
Ilha de Creta
15º - Empate: Nova Zelândia e Espanha
Divulgação Turismo da Nova Zelândia/Daniel Rood
Praia na Nova Zelândia
Divulgação Booking.com
Barcelona
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/12/luxo-pesquisa-mostra-15-destinos-mais-buscados-para-2018_151746.html?hotsite
5 dicas para curtir Foz do Iguaçu neste final de ano.
Destinos
Renato Machado
Próximo de superar a marca histórica de 1,6 milhão de visitantes no ano, o Parque Nacional do Iguaçu quer, mais do que nunca, que a experiência dos viajantes seja proveitosa. Por isso, a concessionária que faz a gestão da área, listou algumas dicas para o passeio ideal pelas Cataratas.
“O Turismo nas Cataratas do Iguaçu é muitíssimo bem avaliado por sites de reputação internacional”, enfatiza o presidente do Grupo Cataratas S/A, Bruno Marques. “É preciso que mais pessoas sejam estimuladas a conhecer e a voltar a esta maravilha da natureza”, continua.
Estímulos como o recém-lançado Passaporte 3 Maravilhas que, por R$ 79 (para visitantes brasileiros), que garante a entrada com desconto nas Cataratas do Iguaçu, no Marco das Três Fronteiras e na Itaipu Binacional – além de oferecer descontos em lojas e restaurantes das atrações.
Confira abaixo as 5 dicas do Grupo Cataratas S/A para que a visita ao parque seja completa:
- HOTELARIA: a localização do hotel varia de acordo com os objetivos da viagem. Ficar no centro de Foz do Iguaçu significa ter mais opções de restaurantes e vida noturna – a Avenida das Cataratas é uma sugestão. Ainda assim, são muitas as opções de hotéis e pousadas, com serviços de traslados e a facilidade da oferta de táxis da cidade (mesmo para quem ficou mais afastado do centro).
- O PARQUE: repleto de trilhas e passarelas, o ideal é reservas um ou dois dias para explorar o Parque Nacional do Iguaçu, que fica aberto diariamente das 9h às 17h.
- ALMOÇO: não há dica melhor do que um almoço com vista para as quedas d´água, no restaurante especialista em gastronomia regional Porto Canoas. Para aqueles com uma programação mais cheia, o parque possui lanchonetes e cafés em sua área de visitação.
- PÔR DO SOL: o Marco das Três Fronteiras é o melhor local na região para se ver o pôr do sol. Por lá, procure um lugar no deque do restaurante Cabeza de Vaca e curta o cenário provando petiscos regionais e drinques.
- PASSEIOS: se programe para ter tempo de visitar outras atrações como o Parque das Aves, o Macuco Sáfari, a Usina de Itaipu, o Templo Budista, além de almoçar/jantar nas cidades fronteiriças de Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai).
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/12/5-dicas-para-curtir-foz-do-iguacu-neste-final-de-ano_151542.html?hotsite
5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata.
Por Gabriella Bertoni
Com as festas de Ano Novo, vem a vontade de comemorar a virada em um lugar diferente. Existem opções para quem curte praias famosas pelo espetáculo dos fogos de artifício e para quem quer fugir do agito e descansar em uma casa de campo. Mas tudo isso tem um custo alto nessa época do ano e é preciso estar com as finanças preparadas para fazer uma viagem tranquila e sem atrapalhar o orçamento.
Confira dicas do especialista em finanças Alexandre Prado para gastar pouco na viagem de Ano Novo.
1 – Considere suas condições financeiras
Pense se o destino escolhido é possível para o seu bolso. Não adianta planejar uma grande viagem com toda a família para uma cidade litorânea cara e começar 2018 com dívidas. Lembre-se: início de ano já vem com contas extras, como IPVA, IPTU e escola. Esteja preparada para isso e passe a virada do ano tranquila.
2 – Faça uma viagem econômica
O ideal é comprar passagens e reservar as acomodações com antecedência. Porém, se você ainda não fez isso, ainda é possível viajar sem gastar muito. Escolha destinos menos badalados, flexibilize datas de partida e chegada e lembre-se de utilizar, se possível, os programas de pontos e milhagens.
“É importante também estabelecer um limite diário para gastos e viajar com pouca bagagem. Outra dica é, ao invés do hotel, optar por outras acomodações mais simples e baratas (hostel, camping, locação de imóvel por curtíssima temporada), mas que inclua os recursos mínimos que necessite”, comenta Prado.
3 – Procure soluções alternativas
Outra dica do especialista é evitar usar táxi e serviços de transfer, optando por transporte público sempre que possível. Busque por restaurantes menos conhecidos e fora de zonas turísticas ou coma na rua, mas não em fast foods. “Compre ingredientes e prepare suas próprias refeições. Outro ponto muito importante: contenha o impulso de fazer muitas compras”, alerta.
4 – Fuja de hotéis e pacotes
Nesta época do ano, os preços de pacotes de viagem e hospedagem chegam, em alguns casos, a serem abusivos. Tome cuidado com pacotes que oferecem muitos itens, como as opções all inclusive e muitos passeios. Essas comodidades saem mais caro e requerem mais tempo de preparação financeira.
Se você já tem um passeio em mente no local de destino, compre os ingressos com antecedência. Outra opção é procurar por cupons de desconto em sites de compra coletiva ou priorizar opções gratuitas.
5 – Busque por destinos menos disputados
Locais mais badalados são sinônimo de gastar mais dinheiro. Busque por destinos menos famosos e proponha para a família um Ano Novo diferente: em cidades do interior ou em um sítio. Já pensou na possibilidade de preparar um jantar em família em casa? Decore uma bela mesa e passe uma virada de ano inesquecível.
Fotos: Fotolia
https://financasfemininas.uol.com.br/5-dicas-para-fazer-uma-viagem-de-ano-novo-barata/
7 destinos para celebrar o Natal e comprar presentes.
24/11/2017 11:33:00 - Destinos
Victor Fernandes
O Natal está chegando e com ele as palavras "celebração" e "presentes". No entanto, não é preciso escolher entre os dois na hora de escolher onde passará o feriado. A CNN Travel listou sete destinos que, além de possuir boas comemorações de Natal, contam com opções de feiras e lojas para comprar lembranças e presentes natalinos.
Confira abaixo sete dessas cidades.
VIENA, ÁUSTRIA
Divulgação Stadtweinmarketing
Este pode ser o destino mais tradicional da lista. O primeiro Mercado de Natal da capital austríaca foi realizado em 1298 e hoje a cidade tem mais de 20 eventos para escolher. Poucas cidades imergem no espírito natalino como Viena. Os turistas de primeira viagem devem priorizar o Viennese Christmas Market, que acontece na frente da prefeitura. Ele funciona até a véspera do Natal, com 151 barracas servindo de bebidas natalinas até salsichas austríacas. Há uma enorme pista de gelo para patinar e jogar curling, e passeios de renas para crianças.
MONTREAL, CANADÁ
Divulgação Latribu.ca
Agora, no segundo ano, o Grand Christmas Market de Montreal, no Canadá, se inspira nos maiores eventos festivos da Europa. Entre 1º e 24 de dezembro, na calçada da rua Ste Catherine, haverão mais de 60 casas de madeira vendendo mercadorias, desde bebidas de inverno até decorações de Natal. O mercado é especialmente bom para crianças, com uma oficina de duendes, trenó do Papai Noel e um iglu. Apesar de fechar as suas portas na véspera de Natal, o Grand Christmas Market reabre uma semana depois para o Ano Novo. Os DJs locais oferecem entretenimento à medida que o relógio atinge a meia-noite.
FLORENÇA, ITÁLIA
Divulgação Visit Florence
O mercado de Natal anual em Florença, Itália, vai até 18 de dezembro, na Piazza Santa Croce. Com a Basílica Franciscana fornecendo um pano de fundo para as 50 barracas, este é o lugar perfeito para fazer compras. A Piazza del Duomo também vale a visita para a celebração e para ver a árvore de Natal, que fica iluminada desde 8 de dezembro, como parte da Festa da Imaculada Conceição.
CRACÓVIA, POLÔNIA
Divulgação Poland Travel
Para quem quer um Natal com neve, Cracóvia geralmente atende aos pedidos. O mercado de Natal da cidade é realizado em sua principal praça, a Rynek Glowny, que normalmente recebe uma grande quantidade de neve durante dezembro, fazendo da visita à Polônia ainda mais mágica do que alguns dos grandes nomes europeus. As bolas da árvore de Natal pintadas à mão são uma especialidade local, assim como nozes temperadas e doces cozidos. Esta pode ser considerada uma das experiências de compras natalinas mais completas.
BIRMINGHAM, REINO UNIDO
Divulgação Birmingham Toolkit
A cidade britânica não é o primeiro lugar que você esperaria encontrar um mercado de Natal tradicional, mas a agitada Birmingham possui "o maior mercado de Natal alemão autêntico fora da Alemanha ou da Áustria". Realizada na Praça Victoria até 24 de dezembro, Birmingham copia os países europeus com 180 barracas vendendo tudo, desde joias até brinquedos artesanais. A grande atração, porém, é Chris Moose, o alce cantor, encontrado fora da entrada da Câmara do Conselho do mercado, dando às coisas um ar claramente britânico. Ainda há o vizinho Christmas Craft Market, no Centenary Square, com 30 barracas que vendem cervejas locais e salsichas britânicas.
BARCELONA, ESPANHA
Divulgação Fira de Santa Llúcia
A Fira de Santa Llúcia teve sua origem em 1786. Começou como um evento de um dia para comemorar o dia de Santa Llúcia em 13 de dezembro, mas desde então se tornou uma feira de Natal de três semanas. Posicionado em frente à Catedral de Barcelona, o mercado possui cerca de 300 barracas vendendo desde decorações de Natal, árvores e figurinhas natalinas até instrumentos musicais, fantoches artesanais e joias. As festividades começam no dia 24 de novembro e seguem até o dia 23 de dezembro. A principal atração é uma piñata que derrama doces e presentes.
ZAGREB, CROÁCIA
Flickr/Roman Avdagic
O Advent, em Zagreb, Croácia, foi eleito o "melhor destino do mercado de Natal" pelos usuários do portal de viagens Europe Best Destinations por dois anos consecutivos. Com base nas ruas que circundam a Praça Jelacic, as inúmeras atrações oferecidas incluem uma pista de gelo, esculturas de gelo, barracas de comida de rua e palcos de música ao ar livre. No entanto, o Jolly Christmas Tram é uma atração difícil de ser batida. Nele, crianças e adultos podem atravessar o centro da cidade acompanhado pelo Papai Noel e seus duendes.
*Fonte: CNN Travel
conteúdo original: http://cnn.it/2A6DQDY
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/11/7-destinos-para-celebrar-o-natal-e-comprar-presentes_151477.html?lista
8 destinos internacionais para viajar em 2018 sem gastar tanto.
Sugestão de grandes viagens para fazer em 2018 com bom custo-benefício.
Por Júlia Lewgoy
Publicado em 17 nov 2017
Viagem para o exterior: Comece a guardar dinheiro o quanto antes, mesmo sem saber o destino (dima_sidelnikov/Thinkstock)
São Paulo – Não, você não precisa descartar seus planos de fazer uma grande viagem para o exterior em 2018 porque a grana está curta. Lembre que o mundo é maior que os destinos mais óbvios e que, com planejamento, é possível organizar o orçamento para viajar sem passar sufoco.
O levantamento mostra o gasto médio com passagem, hospedagem e custo diário de alimentação, transporte e atrações, para viajar em maio de 2018.
Para alguns países, vale mais a pena adquirir um pacote de viagem com operadora em vez de comprar toda a viagem por conta própria, por isso, o levantamento também mostra preços de pacotes. Alguns destinos exigem um investimento maior na passagem, mas o custo diário mais baixo compensa.
Mesmo que você ainda não tenha decidido para onde vai, comece a juntar dinheiro o quanto antes. Organize seu orçamento financeiro, corte despesas e estabeleça quanto consegue guardar por mês (confira planilhas de gastos para controlar o orçamento). Depois disso, pré-selecione algumas opções de viagens que cabem no bolso e destine tempo para pesquisar e comparar preços.
“Há muitos destinos que oferecem prazeres semelhantes com custo-benefício melhor. Não descarte opções”, recomenda o educador financeiro Álvaro Modernell, consultor da Mais Ativos Educação Financeira e autor do livro “Passaporte para viajar mai$: Como planejar viagens sem apertar o cinto fora do avião”.
Depois de decidir o destino, compre primeiro a passagem aérea. Não descarte voos com conexões – além de mais baratos, eles podem ser uma boa oportunidade para conhecer lugares. Quanto mais antecedência para reservar voos, hotéis e passeios, mais chances de economizar.
A seguir, confira 8 ideias de destinos para fazer uma grande viagem internacional em 2018 sem gastar tanto:
Cartagena e San Andrés – Colômbia
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo e trechos internos): R$ 2.755 por pessoa
Preço médio da diária de hotel: R$ 150 para duas pessoas (R$ 75 por pessoa)
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte: R$ 63 por pessoa
Moscou e São Petersburgo – Rússia
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo e trechos internos): R$ 3.481 por pessoa
Preço médio da diária de hotel: R$ 200 para duas pessoas (R$ 100 por pessoa)
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte: R$ 68 por pessoa
Joanesburgo e safári – África do Sul
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo): R$ 2.058 por pessoa
Preço médio da diária de hotel próximo ao Elandela Private Game Reserve (inclui refeições e dois safáris por dia): R$ 1.931 para duas pessoas (R$ 965,50 por pessoa)
Preço médio da diária de hotel em Joanesburgo: R$ 200 para duas pessoas (R$ 100 por pessoa)
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte em Joanesburgo: R$ 80 por pessoa.
Cidade do México, Puebla e Oaxaca – México
(MartinM303/Thinkstock)
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo): R$ 2.173 por pessoa.
Preço médio da diária de hotel: R$ 212 para duas pessoas (R$ 106 por pessoa).
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte: R$ 83 por pessoa.
Varsóvia e Cracóvia – Polônia
(RossHelen/Thinkstock)
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo e trechos internos): R$ 3.138 por pessoa.
Preço médio da diária de hotel: R$ 195 para duas pessoas (R$ 97,50 por pessoa)
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte: R$ 75 por pessoa.
Lima, Cusco e Machu Picchu – Peru
(Siempreverde22/Thinkstock)
Valor médio das passagens (ida e volta a partir de São Paulo e trechos internos): R$ 1.583 por pessoa.
Preço médio da diária de hotel: R$ 189 para duas pessoas (R$ 94,50 por pessoa)
Gasto médio diário com alimentação, atrações e transporte: R$ 70 por pessoa.
Pacotes de viagem
Patagônia – Chile e Argentina
(kavram/Thinkstock)
Pacote com oito diárias em hotel e passagens de ida e volta (a partir de São Paulo): R$ 8.432 para duas pessoas (R$ 4.216 por pessoa)
O pacote inclui três noites em El Calafate, três noites em Ushuaia e duas noites em Buanos Aires. O preço foi consultado no dia nove de novembro, para viajar em março pela agência de viagem online Zarpo.
Cairo – Egito
Pacote com dez diárias em hotel e cruzeiro e passagens de ida e volta (a partir de São Paulo) : R$12.518,42 para duas pessoas (R$ 6.259,21 por pessoa)
O pacote inclui seis noites em um hotel em Cairo e quatro noites em um cruzeiro, além de alguns passeios. O preço foi consultado no dia nove de novembro, para viajar até setembro pela operadora de turismo CVC.
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/8-destinos-internacionais-para-viajar-em-2018-sem-gastar-tanto/
Descubra quais são os destinos ideais para cada signo.
10/11/2017 - Destinos
Marcos Martins
Na época em que os mapas astrais viram febre, tudo agora pode ser explicado pelo signo das pessoas, até mesmo as preferências de viagem. Levando em consideração apenas o posicionamento solar, o buscador Kayak selecionou alguns destinos que combinam com a essência dos nativos e podem ajudá-los a conhecer as suas principais características astrológicas.
Confira:
ÁRIES
Divulgação/ Matheus Castro
Deserto chileno é ideal para desestressar
Com perfil bastante aventureiro, conquistador e independente, os arianos estão sempre dispostos a mudar a sua rotina e fazer as malas a qualquer momento. Corajosos, podem preferir viajar sozinhos e não têm medo de encarar destinos cheios de trilhas, que os permitam gastar toda a sua energia, típica dos signos de fogo. O Deserto do Atacama é surreal e oferece paisagens com grandes lagoas, gêiseres, salares e vulcões imponentes que vão manter o ariano entretido até o fim da viagem.
TOURO
Divulgação/ Matheus Castro
Capital peruana é destaque em gastronomia
Esses nativos de terra levam a fama de "comilões" e apreciam tudo que há de mais confortável. Em Lima, no Peru, os taurinos encontrarão excelentes opções de hotéis e restaurantes, como Maido e o Central, que são os dois melhores da América Latina, de acordo com ranking 50 Best Restaurants 2017. Além disso, a capital peruana é portão de entrada para outros destinos famosos como Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu.
GÊMEOS
iStock
Cidade norte-americana está sempre em efervescência
Esse signo nunca está satisfeito intelectualmente e sempre busca novos conhecimentos e experiências que o façam sair da sua zona de conforto. Nova York, nos Estados Unidos, é uma metrópole que oferece tudo em relação a música, artes, povos e nacionalidades. A lista de atrações inclui parques, shows de cantores mundialmente famosos, peças de teatro e muito movimento, algo essencial para a vida dos geminianos insaciáveis.
CÂNCER
iStock
História e romantismo na Itália
A melhor memória afetiva é dos cancerianos e, por esse motivo, é preciso caprichar em cada experiência. A cidade de Roma, na Itália, oferece ambientes que mexem com a sensibilidade de qualquer pessoa, sem contar a série de monumentos que estiveram na disciplina de História, com destaque para o Coliseu, Fórum Romano e Capela Sistina. E se a viagem for romântica, melhor ainda para o signo de Câncer, que preza muito pelo afeto e companheirismo.
LEÃO
iStock
Todos os holofotes estão em Los Angeles
O único signo regido pelo sol não precisa fazer esforços para brilhar e Los Angeles é ideal para esse nativo que gosta de desfilar por endereços repletos de glamour e muita elegância. Na região, onde estão localizados os estúdios de Hollywood, não é muito difícil esbarrar com algum famoso em supermercados e lojas. Para os leoninos, que adoram as lentes e holofotes, esse é um prato cheio – haja memória no smartphone para tantas selfies.
VIRGEM
iStock
Instituto em Minas Gerais é complexo e dinâmico
Bastante metódicos e com mania de organização, os virginianos procuram destinos que nutram as suas mentes curiosas e sejam bem estruturados. Esse signo também é bastante intelectual e adora apreciar as coisas simples do dia a dia. O Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho (MG), é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, dentro de um parque botânico com espécies do mundo inteiro. O espaço oferece um mix de tradição e modernidade, natureza e sofisticação, grandes instalações e jardins.
LIBRA
iStock
Destino parisiense é reduto do belo
Esse signo, que costuma mexer com o coração de todo mundo, possui forte senso estético por admirar o que é belo e harmônico. Paris, na França, é um dos destinos ideais ao contemplar tudo que os librianos mais curtem: elegância, heranças clássicas, romantismo e pessoas variadas, que aumentarão a lista de “contatinhos” deles, diga-se de passagem.
ESCORPIÃO
iStock
Energia e conexão com a natureza em Goiás
Do elemento água, é um dos mais intensos e silenciosos do zodíaco, necessitando de algo que contemple e transforme a sua vida. A Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é um ponto em que os escorpianos terão muito contato com a natureza e, por consequência, com si mesmos. A lista de passeios inclui cachoeiras, rios e cavernas no coração do Brasil que, segundo muitas pessoas, têm energia e aura inexplicável.
SAGITÁRIO
iStock
Amsterdã é destino ideal para curtir a vida
Quando fala-se a palavra “viagem”, é bem provável que um sagitariano brote ao seu lado já com as malas prontas e a corda toda. O que eles mais prezam nas suas vidas é a liberdade para conhecer novos lugares, gente diferente e tudo que acrescente às suas experiências pessoais. Amsterdã, na Holanda, oferece opções de museus, tours pelos canais, passeios de bicicleta e muitos pubs, onde o nativo de Sagitário poderá se soltar do jeito que adora.
CAPRICÓRNIO
iStock
Vinhos e negócios na Argentina
Uma hora é preciso desligar-se um pouco do trabalho e das ocupações rotineiras, capricorniano. A cidade de Mendoza, na Argentina, oferece lazer e também a possibilidade de conhecer a produção de vinícolas que possuem um dos melhores vinhos do continente latino-americano. Isso tudo a preços que não pesam muito no bolso, algo indispensável para Capricórnio ao planejar os seus roteiros.
AQUÁRIO
iStock
As mentes ficam livres em Tel Aviv
Do elemento ar, os aquarianos nasceram com o espírito de vanguarda, modernidade e quebra de tabus em relação a tudo que observam na sociedade: o objetivo é causar. O destino de Tel Aviv, em Israel, é um verdadeiro point de mentes abertas e diversidade no Oriente Médio. Sua arquitetura moderna e polos de inovação deixarão os olhos da pessoa de Aquário brilhando.
PEIXES
iStock
Cairo mexe com o imaginário
Bastante associados à natureza e espiritualidade, os viajantes piscianos optam às vezes por locais de retiro e, ao mesmo tempo, caóticos. No Egito, a região de Cairo tem a Necrópole de Gizé, com as famosas pirâmides, onde é possível contratar passeios de camelo nos caminhos do deserto, próximo do Rio Nilo, depois de passar pela movimentada região urbana. A dica é tomar cuidado e prestar mais atenção que o normal para não se perder em meio a tantas vias movimentadas.
http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/11/descubra-quais-sao-os-destinos-ideais-para-cada-signo_151190.html?hotsite