terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Empresas querem retomar serviço de barco turístico entre Flórida e Havana.
Companhias buscam autorização para reabrir rota popular nos anos 50.
Planos incluem ferry de alta velocidade que faz trajeto em 4h e rota noturna.


Da Reuters


De olho nas oportunidades que surgiram com a retomada das relações entre Cuba e os EUA, empresas americanas buscam autorização do governo para reabrir uma rota marítima que já foi muito popular no passado: a ligação entre os portos da Flórida e de Havana.
Muito procurada nos anos 50, a rota parou de funcionar no início da década de 1960, quando Fidel Castro tomou o poder da ilha caribenha.

Um dos que querem reviver o trajeto é o construtor de catamarãs Brian Hall, que planeja um serviço de alta velocidade entre os portos de Florida Keys e Havana, talvez ainda neste ano. “Meus parceiros e eu estamos prontos para começar as operações assim que tivermos a autorização”, afirma ele.
Hall planeja que seus ferryboats viagem a 217 km por hora e saiam de uma marina privada. Em quatro horas o turista já estaria no outro país. O preço deve ser de US$ 337 ida e volta, e a ideia é competir com os voos fretados que já existem e que custam cerca de US$ 460.

O empresário não está sozinho. Ao menos meia dezena de companhias da Flórida estão considerando seriamente trabalhar com essa rota e planejando conseguir licenças do Departamento do Tesouro dos EUA. Uma delas é a United Americas Shipping Services. Seu presidente afirma que se encontrou com oficiais dos três portos principais da Flórida para ver se consegue oferecer um serviço noturno de dez horas entre Cuba e Estados Unidos. As embarcações teriam cabines dormitório e serviço de restaurante. Outra companhia da Flórida, Key West Express, também quer fazer a rota.

Abertura
Os EUA e Cuba anunciaram no dia 17 de dezembro sua intenção de retomar relações diplomáticas. No último mês, o governo Obama fez alguns movimentos para relaxar algumas restrições a viagens e comércio. Já há voos fretados entre os dois países, mas nenhuma licença para serviços se ferry foi liberada, afirmou o governo.

O jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, Granma, publicou um artigo no dia 11 de fevereiro em que dois ministros do exterior cubanos afirmam que Obama poderia usar sua autoridade executiva para permitir os serviços de barco entre os dois países.
EUA e Cuba devem fazer uma segunda rodada de negociações nesta sexta-feira (27) em Washington para discutir a restauração de relações diplomáticas.
No ano passado, cerca de 650 mil pessoas dos EUA visitaram Cuba. Alguns especialistas preveem que esse número vai passar de 1 milhão nos próximos cinco anos.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/empresas-querem-retomar-servico-de-barco-turistico-entre-florida-e-havana.html

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Companhia reformula navios para deixá-los mais luxuosos.

Embarcações passarão por revitalização para ficarem ainda mais elegantes, mas com ambientes casuais para os hóspedes.

A Windstar Cruises divulgou as mudanças que fará nos dois navios adquiridos junto a Seabourn para que eles entrem em sua frota a partir de abril. Os navios de luxo Star Legend e Star Breeze terão capacidade para 212 hóspedes em 106 cabines duplas, e serão convertidos para se encaixar na proposta da companhia, com ambientes elegantes e casuais.

Todos os restaurantes a bordo serão convertidos ao estilo de elegância casual proposto pela Windstar, onde os hóspedes podem fazer suas refeições quando, como e com quem quiserem, sem exigência de ternos ou gravatas. O restaurante formal da companhia, AmphorA, receberá decoração com painéis espelhados com vidros de Murano, nova iluminação e trabalhos de arte. O menu contará com pratos contemporâneos, internacionais e locais. Durante a noite, o Veranda cederá lugar ao Candles, restaurante romântico para jantares sob as estrelas.
Ambos os navios contam com 106 cabines, todas suítes, que terão como principal mudança a adição das Destination Suites. Duas por navio, as anteriormente conhecidas como Owner's Suites, passarão a contar com inspiração nos destinos, para que os hóspedes já tenham um gostinho dos locais visitados. Um exemplo é a Bora Bora Suite, que levará para a cabine um pouco dos atrativos da Polinésia Francesa.

Restaurantes ganharão toque informal da Windstar Foto: Windstar Cruises/Divulgação
Restaurantes ganharão toque informal da Windstar
Decoração moderna nos espaços internos
Os espaços públicos receberão nova decoração com estilo mais moderno desde a iluminação até os carpetes, paredes, pisos e detalhes. É o caso do Yacht Club, uma das áreas mais bem recebidas no Star Pride, que foi transformada em um café bar chique e lounge. Outras áreas que apresentarão mudanças são a recepção, com tapeçaria na cor azul típica da Windstar. E o clube convertido no Compass Rose, ambiente popular da companhia para socialização, com música ao vivo durante a noite. O Star Bar oferecerá drinques durante o dia e se tornará um ambiente para observar o céu à noite.
O lounge de entretenimento dos navios será completamente transformado com novo piso e móveis. O restaurante na parte de trás dos iates terá mais lugares ao ar livre e um muro florido. O deque ao ar livre será expandido para oferecer mais espaço para cadeiras de lounge.
O primeiro a entrar na frota será rebatizado como Star Breeze no dia 6 de maio em Nice, na França. O segundo ganhará o nome de Star Legend em cerimônia no dia 25 de maio em Roma, na Itália. Os dois se juntam ao Star Pride, comprado no mesmo pacote em negociação anunciada em fevereiro de 2013.

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/cruzeiros/companhia-reformula-navios-para-deixa-los-mais-luxuosos,5fb2755d28e7b410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Concurso da National Geographic dá volta ao mundo em fotos de viajantes.

Viagem de trem pelo Sri Lanka, escalada na maior caverna do mundo, pinguins nas Ilhas Malvinas e fantasia no Ano Novo romeno foram alguns dos temas retratados.


Da BBC

Yanick Targonski ganhou o prêmio na categoria ação por esta foto de uma viagem de trem pelo Sri Lanka (Foto: Yanick Targonski/National Geographic Traveller 2015)

Uma viagem de trem pelo Sri Lanka, uma escalada na maior caverna do mundo, no Vietnã, um grupo de pinguins nas Ilhas Malvinas e uma fantasia de urso nas tradicionais festas do Ano Novo na Romênia. Estes foram alguns dos temas fotografados pelos seis finalistas anunciados pela organização do concurso National Geographic Traveller 2015.

Foto dos pinguins gentoo, flagrados nas Ilhas Malvinas por Barry Robertson, foi a vencedora na categoria Animal (Foto: Barry Robertson/National Geographic Traveller 2015)

Cada finalista venceu em uma das seis categorias da premiação. A organização divulgará o vencedor geral do concurso no dia 14 de fevereiro.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/concurso-da-national-geographic-da-volta-ao-mundo-em-fotos-em-viajantes.html

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Chegada de turistas brasileiros ao Uruguai aumenta 20% em janeiro.

Brasil é o país que mais envia turistas para o país vizinho.
Argentinos vieram em segundo lugar.

Da EFE
Restaurante na praça da matriz  (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Restaurante na praça da cidade turística de  Colôna do Sacramento, no Uruguai  (Foto: Flávia Mantovani/G1)
A chegada de visitantes brasileiros ao Uruguai aumentou 20,28% em janeiro de 2015 com relação ao mesmo período de 2014, segundo dados divulgados neste sábado pelo Ministério do Turismo e Esporte em um comunicado.
Concretamente, 60.222 brasileiros visitaram o Uruguai em janeiro de 2015 frente aos 50.068 de 2014, sendo a nacionalidade de maior impulso para o crescimento total de 6% de turistas registrado neste período. O relatório do Ministério cifrou em 390.881 o número total de turistas que visitaram o Uruguai em janeiro de 2015, 21.556 a mais que no mesmo período de 2014.
A Argentina foi o segundo país que mais visitantes forneceu, 274.525 frente aos 262.628 de 2014, o que representa um aumento de 4,53%. A porcentagem de turistas de terceiras nacionalidades aumentou em 1,58%, de 38.695 do ano passado a 39.307 deste.
"Após ver o comportamento de dezembro nos encorajávamos a dizer que janeiro ia a ser um pouco melhor e hoje isso é confirmado com um crescimento de argentinos e brasileiros especialmente, e de turistas em geral", disse a ministra de Turismo e Esporte, Liliam Kechichian, segundo palavras recolhidas no comunicado.
A ministra especificou que o aumento de 20% dos visitantes brasileiros se deve a um intenso trabalho de promoção mediante campanhas de publicidade na televisão e na via pública, e à participação em distintas apresentações, eventos e atos. "Não há turismo se não houver promoção, e neste caso vemos muito bons resultados", disse.

Argentinos
Com relação aos turistas argentinos, Kechichian ressaltou que o principal desafio era frear a queda, que tinha sido de "cerca 100 mil visitantes" com relação a 2011, ano no qual o Uruguai recebeu 3 milhões de pessoas do país vizinho. "Se comparamos com 2010, atualmente o país recebe 400 mil argentinos a mais", ressaltou. Com relação à despesa dos turistas durante o primeiro mês do ano, o comunicado assinala que "o número está em processo de análise".


http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/chegada-de-turistas-brasileiros-ao-uruguai-aumenta-20-em-janeiro1.html

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

EUA concederam 1,1 milhão de vistos para brasileiros em 2014.

Número é 6% mais alto do que o do ano anterior.
É o terceiro ano consecutivo em que n° de documentos passa de 1 milhão.


Do G1, em São Paulo

Novo posto de visto para os EUA fica na Zona Sul do Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Posto de visto para os EUA no Rio
(Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Os Estados Unidos emitiram 1,1 milhão de vistos para brasileiro no ano de 2014. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pela Missão Diplomática do país no Brasil.

Entre janeiro e dezembro de 2014, foram concedidos 1.128.223 de documentos -- 6% a mais do que em 2013. Foi o terceiro ano consecutivo em que o setor ultrapassou a marca de um milhão de vistos no Brasil.

No mês de dezembro, o número de vistos emitidos foi de 90.191 -- 9% a mais do que em dezembro do ano anterior. Nesse mesmo mês, o tempo médio de espera para agendamento ficou em 3 dias para todos os consulados, com exceção do do Rio de Janeiro, que foi de 7 dias.

O consulado de São Paulo foi o que mais emitiu o documento em 2014: foram 597.970. Em seguida vêm o Rio, com 296.889, Brasília, com 135.623, e Recife, com  97.741.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/eua-concederam-11-milhao-de-vistos-para-brasileiros-em-2014.html
 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

EUA e Argentina são principal destino de viagens corporativas brasileiras.

EUA responderam sozinhos por 38% da procura em 2014, revela pesquisa.
Entre destinos nacionais, metade das viagens do tipo foram para SP e Rio.


Do G1, em São Paulo 
07/01 - Panorama do movimento na terça-feira na CES, em Las Vegas (Foto: Gustavo Petró / G1)
Feira em Las Vegas, nos EUA (Foto: Gustavo Petró / G1)
Estados Unidos e Argentina são os dois destinos internacionais preferidos dos brasileiros para viagens corporativas. É o que mostram dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), relativos à movimentação do setor em 2014.
Segundo a pesquisa, Buenos Aires foi a cidade mais procurada nas agências afiliadas à entidade no ano passado. A capital argentina representou 18% das vendas. Em seguida vêm Miami (12%), Orlando (11%) e Nova York (10%). Sozinhas, as cidades dos Estados Unidos representaram 38%  da procura.
O ranking segue com Paris (9%), Londres (6%), Santiago (5%), Lisboa (5%), Roma (4%), Las Vegas (3%), Bogotá (2%), Cidade do México (2%) e Milão (2%).
 
Destinos nacionais
Nos destinos dentro do país, São Paulo e Rio de Janeiro imperam e representam, juntos, 49% do total. Em seguida aparecem Brasília (10%), Belo Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%), Campinas (4%) e Fortaleza (3%).

Essas dez cidades representaram 97% dos destinos nacionais vendidos por essas agências no ano passado.
O levantamento foi feito com as 30 afiliadas à entidade, que respondem por um terço da movimentação desse setor. A pesquisa registrou crescimento de 14,5% no setor de viagens corporativas de 2013 para 2014. A entidade classifica o aumento como especialmente positivo por 2014 ter sido ano de Copa do Mundo, evento que não favorece as viagens corporativas.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/02/eua-e-argentina-sao-destino-favorito-da-viagens-corporativas-de-brasileiros.html