Ouro Preto. Por que ir.
Matriz de Nossa Senhora do Pilar: Com 400 quilos de ouro, é uma das mais suntuosas do Brasil - Foto: Carlos Alberto-Imprensa MG |
O título de Patrimônio Histórico da Humanidade não foi concedido por
acaso a Ouro Preto. A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do
barroco brasileiro, preservando jóias como as igrejas de São Francisco
de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de
Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro.
Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.
Durante o dia, o programa é desvendar altares e imagens, garimpar peças nos antiquários e feiras de artesanato em pedra-sabão, bater perna pelas lojas e cafeterias da Rua Direita... Para tal, não esqueça dos sapatos confortáveis, que também são bem vindos para curtir a noite nos bares ou nas festas que agitam as repúblicas de estudantes."Repúblicas de estudantes ficam lotadas durante a Festa do Doze, que acontece em outubro"
São mais de 200 moradias abrigando os cerca de cinco mil alunos da Universidade Federal de Ouro Preto. Essa turma é responsável ainda ela alegria que toma conta do cenário em períodos como Carnaval - há desfiles de blocos - e Festa do Doze, em outubro, quando o aniversário da instituição de ensino reúne antigos e atuais estudantes.
Na Semana Santa o movimento também é grande. Muita gente vem de longe para conferir a beleza das procissões e dos tapetes de flores e serragens que colorem ruas e ladeiras. Para fugir do burburinho, as opções são embarcar na antiga maria-fumaça que leva à vizinha Mariana; ou seguir para o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com 75 quilômetros quadrados repletos de mirantes naturais.
http://www.feriasbrasil.com.br/mg/ouropreto/
Nenhum comentário:
Postar um comentário