segunda-feira, 18 de abril de 2016

No sul da Bahia, Prado tem 84km de praias calmas e muita história para contar.
 
Pierre Yves Schlup/Divulgação
As falésias da Praia da Paixão têm condições propícias para o voo de parapente Pierre Yves Schlup/Divulgação
A 213km de Porto Seguro em direção ao sul da Bahia, Prado é uma pequena cidade que esbanja casas coloridas, casarões antigos e ruas de pedra. Quem a visita se depara com uma interessante versão da história do Brasil contada pelos moradores, que defendem com "unhas e sorrisos" que a Barra do Cahy, que hoje pertence ao município, é o ponto geográfico onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez. Em dias claros, é possível avistar o Monte Pascoal a partir dessa região, possivelmente do mesmo ângulo que os portugueses descrevem na conhecida carta de Pero Vaz de Caminha.
 
A igreja Matriz branca e azul no centro da praça principal é ponto de encontro dos pradenses que, durante os finais de semana, ficam de portas e janelas abertas observando o movimento nas ruas e as crianças brincando. Localizada na Costa das Baleias, Prado tem 84 km de praias tranquilas, algumas quase desertas, e é cortada por três rios: o Corumbau, Cahy e Jucuruçu.
 
Não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, a última praia em direção ao norte do Estado e uma das mais belas da região. As falésias avermelhadas de 30m de altura da Praia da Paixão atraem os mais aventureiros, pois permitem voos de parapente sobre o mar.
 
Outra praia bastante famosa na região é Cumuruxatiba, apelidada de "Cumuru" por alguns. De lá, partem passeios de barco para avistar baleias jubarte que, nos meses de junho a novembro, dão show na costa baiana. De Cumuru e de Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.
 
Os passeios de barco pelo rio Jucuruçu até o encontro com o mar são uma alternativa quando as condições do mar não estão boas. Na volta, o turista pode conhecer uma parte do mangue vermelho e ver as espécies de caranguejo que habitam a região.
 
http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/prado/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário