Do Brasil à Colômbia, conheça ilhas sul-americanas que merecem uma visita.
Marcel Vincenti
Colaboração para o UOL
06/11/2017
Pedaços de terra cercados por água por todos os lados: sejam em rios, em lagos ou no mar, as ilhas costumam proporcionar paisagens lindíssimas. Destinos atraentes para qualquer tipo de turista, há diversas delas na América do Sul. Abaixo, veja sete que merecem uma visita no Brasil ou em países vizinhos.
Fernando de Noronha, Brasil
Imagem: Getty Images
O Brasil tem uma lista quase infinita de ilhas paradisíacas. O arquipélago de Fernando de Noronha talvez concentre as mais bonitas delas. O destino pernambucano tem praias que, de tão bonitas, parecem irreais, como Baía do Sancho (banhada por um mar verde-esmeralda, protegida por uma falésia e próxima do lindo Morro Dois Irmãos), a Baía dos Porcos (que também tem imagem de cartão-postal) e a Praia do Leão (onde ocorre desova de tartarugas-marinhas). E, em Noronha, os turistas também se divertem embaixo d'água: o local é um dos principais points de mergulho do país.
San Andrés, Colômbia
Imagem: Thinkstock
San Andrés é uma das ilhas mais lindas da América do Sul. Este pontinho de terra no mar do Caribe é cercado por águas translúcidas com coloração azul-turquesa. É um dos melhores points para fazer mergulho e snorkel de toda a região. Para tomar um sol, duas das melhores escolhas são Rocky Cay e San Luis, ambas com beleza intensa. Além disso, a infraestrutura hoteleira de San Andrés é excelente, assim como sua vida noturna, com animados bares embalados pelo reggae.
Galápagos, Equador
Imagem: AFP
Formado por dezenas de ilhas vulcânicas, é um paraíso do ecoturismo: a riquíssima fauna que vive no arquipélago foi, no século 19, objeto de estudos de Charles Darwin e, hoje, encanta turistas do mundo inteiro. Entre as paisagens litorâneas fantásticas, os visitantes podem admirar de perto animais como tartarugas gigantescas, a iguana-marinha e as fotogênicas aves atobás de pata azul. As ilhas com melhor infraestrutura hoteleira são Santa Cruz, San Cristóbal e Isabela. Bartolomé, por sua vez, é uma das mais lindas.
Ilha de Páscoa, Chile
Imagem: Thinkstock
Isolada no meio do Oceano Pacífico, é um dos destinos mais fascinantes da América do Sul. Sobre seu território se destacam os intrigantes moais, esculturas antropomórficas talhadas em pedra vulcânica que teriam sido feitas por povos polinésios e que chegam a ter dez metros de altura. Um dos melhores lugares para admirar estes monumentos é na área conhecida como Ahu Tongariki, onde há uma fileira com 15 moais ao lado do mar. Na ilha, não deixe de chegar perto do vulcão Rano Kau (que pode ser visto em quase toda sua totalidade a partir de um mirante) e da lindíssima praia de Anakena.
Chiloé, Chile
Imagem: Robert Gould/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
É um arquipélago com dezenas de ilhas no litoral sul do país, com cenários extremamente interessantes. O principal pedaço de terra da área é a Ilha Grande de Chiloé, que tem sua paisagem marcada por casas coloridas sustentadas por palafitas, colinas verdejantes onde pastam ovelhinhas e águas pontuadas por barcos pesqueiros, em um ambiente propício para férias tranquilas e contemplativas. A ilha também tem um conjunto de igrejas de madeira tão lindo que foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. E a gastronomia local, com peixes e mariscos frescos, é também uma maravilha.
Ilha Grande, Brasil
Imagem: Getty Images
Se a intenção for curtir uma ilha espetacular no Sudeste, uma ótima escolha é esta do Estado do Rio de Janeiro. As praias mantêm aspecto selvagem fascinante, cercadas por mata atlântica, forradas por areia fofa e banhadas por um mar verde-esmeralda. Entre as faixas de areia mais lindas da ilha estão Lopes Mendes (considerada por muitos como uma das praias mais bonitas do Brasil), e as praias do Aventureiro, da Parnaioca e de Dois Rios. Fazer trilhas no meio da mata e tomar deliciosos banhos de cachoeira são outros atrativos.
Taquile, Peru
Imagem: Marcel Vincenti/UOL
Não é uma ilha cercada pelas águas do mar, mas que se encontra no meio do lado peruano do lago Titicaca. É um dos destinos turísticos mais originais da América do Sul. Taquile, afinal, é famosa pelos costumes de sua população, que se veste, no dia a dia, com roupas extremamente coloridas e estilosas. Os homens, por exemplo, costumam envergar camisas brancas com mangas bufantes, colete preto, calça preta adornada por um cinturão de lã vermelho (sobre o qual se destacam figuras indígenas coloridas) e um gorro vermelho (tudo tecido na própria ilha). E as mulheres seguem a mesma toada: com blusas e saias coloridas. Recheada de casinhas pitorescas de pedra, a ilha é, sem dúvida, um dos melhores locais para fazer fotos na América.
https://viagem.uol.com.br/noticias/2017/11/06/do-brasil-a-colombia-veja-sete-ilhas-sul-americanas-que-merecem-um-visita.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário