Bunker soviético secreto da Guerra Fria é atração para turistas em Moscou.
Abrigo subterrâneo, localizado no centro da cidade que é sede da Copa do Mundo, foi construído a pedido de Stalin para proteger soviéticos de possível ataque nuclear dos EUA.
Por Adriane Schultz, G1
12/07/2018
Fachada do Bunker 42, abrigo da Guerra Fria, em Moscou. (Foto: Adriane Schultz/G1)
Viajar à Rússia para a Copa do Mundo não é só futebol: pode ser também uma verdadeira aula de história. Visitar um bunker soviético é como voltar ao cenário da Guerra Fria e estar por dentro de um esconderijo secreto construído pelos soviéticos, uma grande fortaleza subterrânea a 65 metros abaixo do nível do solo.
No fim de um dos corredores dentro do bunker, um boneco representa um trabalhador soviético fiscalizando o local. (Foto: Adriane Schultz/ G1)
A pedido do ditador soviético Josef Stalin, o local foi construído para proteger líderes soviéticos em caso de uma guerra nuclear contra os Estados Unidos. A proximidade em relação ao Kremlin, complexo fortificado que abriga a residência do presidente do país, é para facilitar a ida de líderes soviéticos ao esconderijo, a fim de continuarem no comando do país em local seguro.
Turistas são convidados a entrar em sala que exibe filme sobre a história da Guerra Fria (Foto: Adriane Schultz/G1)
O passeio pode não ser muito adequado para quem sofre de claustrofobia, já que é feito por debaixo da terra passando por corredores bem estreitos com pouca iluminação. As paredes têm mais de 1 metro de espessura.
Corredor do Bunker 42, localizado no bairro Taganskaya, em Moscou. (Foto: Adriane Schultz/G1)
Em meio a um corredor escuro, os visitantes passam por uma simulação de bomba nuclear com luzes de emergência piscando e uma sirene em volume alto.
Espaço remonta sala de controle de voos no Bunker 42 de onde partiriam os comandos para os ataques de bomba nuclear. (Foto: Adriane Schultz/G1)
Há ainda uma sala, proibida para fotos, com objetos de espionagem antigos, além de rádios e máquinas de escrever.
Cartaz soviético alerta sobre a importância de manter o silêncio e não fazer fofocas. (Foto: Adriane Schultz/ G1)
A entrada para o local custa 2.200 rublos, o que totaliza cerca de 150 reais. O bunker fica em uma rua discreta bem próximo à estação Taganskaya do metrô.
https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/bunker-sovietico-secreto-da-guerra-fria-e-atracao-para-turistas-em-moscou.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário