terça-feira, 14 de outubro de 2014

Turistas se enterram na areia em 'terapia das dunas' no Saara. 

Tribos locais conduzem banhos de areia no meio do deserto. 
Medida ajudaria contra reumatismo, lombalgia, artrite e doença de pele.

Da France Presse
 
Turista é coberto de areia até o pescoço nas dunas de Merzouga (Foto: STR/AFP)
Turista é coberto de areia até o pescoço nas dunas de Merzouga (Foto: STR/AFP)
Uma cidade no deserto de Saara atrai turistas em busca de uma atração inusitada: banhos de areia. Nas dunas de Merzouga, os visitantes são voluntariamente enterrados nas dunas douradas e quentes. Eles ficam com todo o corpo coberto, menos a cabeça, por cerca de dez minutos. Segundo se afirma, a terapia ajuda a curar aqueles que sofrem de reumatismo, lombalgia, artrite e algumas doenças de pele. 

Turista toma água enquanto fica enterrado na areia quente (Foto: STR/AFP)
Turista toma água enquanto fica enterrado na areia
quente (Foto: STR/AFP)
Os efeitos são semelhantes ao de uma sessão de sauna, ajudando a tirar toxinas do corpo, de acordo com um dos funcionários. “Oferecemos todo tipo de turismo aqui, mas especialmente o turismo voltado para a saúde”, diz.
A pequena comunidade de Merzoga fica no sudeste do Marrocos, onde a tribo berbere Ait Atta agora vive do turismo. Seus habitantes mantêm hotéis e restaurantes no local, que fica no topo de um mar de dunas de areia. O banho de areia aproximadamente 10 euros (cerca de R$ 30). No final, os “pacientes” são cobertos com toalhas quentes para evitar o choque de um resfriamento súbito do corpo.

Outros atrativos
Turista é enterrado por funcionários da 'terapia de areia' (Foto: STR/AFP)
Turista é enterrado por funcionários da 'terapia de areia' (Foto: STR/AFP)
Os visitantes em busca de cura pelo poder do deserto vêm do exterior e do próprio Marrocos. “Eu realmente me sinto muito melhor, e a cada ano volto para passar uma semana”, diz Ali Kallamouche, que sofre de problemas no nervo ciático e mora em uma outra cidade marroquina.
Muitos vão não apenas pela cura, mas também pelo pôr do sol de tirar o fôlego que acontece na região. Safáris de camelo e estadias no deserto em tendas na região onde moram tribos árabes e berberes são também um atrativo.
O turismo contribuiu com 10% do produto doméstico bruto do Marrocos. A indústria de turismo de saúde no país cresceu mais de 67% desde 2007.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/10/turistas-se-enterram-na-areia-em-terapia-das-dunas-no-sahara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário