segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Empresa lança voo internacional mais curto do mundo.

Trajeto ligará capitais da Áustria e Eslováquia em 10 minutos, segundo empresa, mas especialistas contestam título.

Da BBC
Companhia diz que ligação entre Áustria e Eslováquia é o voo internacional mais rápido do mundo (Foto: Thinkstock)
Companhia diz que ligação entre Áustria e Eslováquia é o voo internacional mais rápido do mundo (Foto: Thinkstock)
Qual a duração do voo internacional mais curto do mundo? Segundo a empresa que acaba de lançar a rota, apenas 10 minutos.
A companhia área austríaca FlyNiki inaugurará o voo entre as capitais da Áustria, Viena, e da Eslováquia, Bratislava, no dia 1o de abril. A distância entre as duas cidades é de 48 quilômetros.
A viagem de trem não leva mais de uma hora e de carro demora 53 minutos, segundo o Google Maps. A passagem custa a partir de US$ 35 (R$ 93) por trecho, cerca de metade do valor da viagem de trem.
Há diversos fatores que justificam a criação desta linha. Entre eles é a maior oferta de conexões para passageiros, já que a empresa faz parte da companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos.
"O aeroporto se une a um sistema de distribuição mundial pela primeira vez na história, e um voo até, ou a partir de, Bratislava pode ser reservado de qualquer lugar do mundo. Isto não era possível até agora", disse o gerente do aeroporto de Bratislava, Ivan Trhlík.
Segundo o blog City Lab, a linha conecta um aeroporto pequeno - Bratislava - a um grande - Viena - que possui diversas outras rotas.

Outros motivos
Há, também, outro motivo para esse trajeto: os aviões sempre têm uma casa, um hangar em algum aeroporto no qual terminam o dia e se preparam para o seguinte. Com o voo Bratislava-Viena, a companhia agora tem a possibilidade de que mais aviões possam sair de certo trajeto e voltar, cheios de passageiros, à sua base.

E, finalmente, outra razão, segundo a Cidade Lab: a empresa garante acesso a mais portas de embarque, um objetivo que muitas companhias aéreas têm atualmente.
Muitas vezes, as companhias aéreas não usam os espaços que reservam nos aeroportos, reduzindo assim o seu acesso a outras áreas no futuro. Assim, com este voo, a flyNiki - ou, na verdade, a Etihad Airways - garantiu mais áreas de estacionamento, portões de embarque e espaços para suas aviões.
Alguns se perguntam se o voo terá impacto sobre o meio ambiente, mas estudos não esclareceram se o total de emissões geradas pelos carros são mais prejudiciais que a dos aviões.

É o mais curto?
A FlyNiki disse em que este será o menor voo internacional do mundo. Mas muitos especialistas não estão convencidos. O blog de viagens do jornal britânico The Telegraph, entre outros, diz que o voo entre países mais curto pode ser o realizado pela companhia aérea de Camarões Camair-Co.

Trata-se do trecho entre Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e Brazzaville, capital da República do Congo, na África Central, que percorre os 48 quilômetros em 30 minutos, segundo o Google Flight Search.
Já o menor voo do mundo dura apenas 47 segundos, dependendo da direção do vento, entre duas ilhas: Westray e Papa Westray, na Escócia.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/01/empresa-lanca-voo-internacional-mais-curto-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário