Barra da Serra, em Ubatuba, é um dos destinos para quem busca calmaria.
Puruba e Praia Grande do Bonete também estão entre as mais procuradas.
Daniel Corrá Do G1 Vale do Paraíba e Região
Praia Barra Seca costuma reunir famílias com crianças em Ubatuba, SP (Foto: Daniel Corrá/G1) |
No local, a cerca de cinco quilômetros do centro, nada de multidão, guarda-sóis enfileirados ou quiosques. Apenas um restaurante funciona com o objetivo justamente de atender um público selecionado. O estabelecimento tem ambiente praieiro com mesas de madeira, decoração com bambus e até redes. Pela areia, é possível ouvir o som do mar e até um caiçara tocando gaita, como se em um ritual para agradecer pelo dia.
O proprietário, Marcelo Ferrari, de 39 anos, abriu o estabelecimento há dois anos e, desde então, tem ficado satisfeito com o movimento. “Já tive doze bares em São Paulo antes, mas esse aqui deu bastante certo, é bem família", afirma o comerciante.
Único restaurante do local tem decoração de madeira e redes (Foto: Daniel Corrá/G1) |
Além da Barra Seca, as praias Puruba e Praia Grande do Bonete também são procuradas por aqueles que querem fugir da agitação na temporada. Ambas ficam a cerca de 24 quilômetros de distância do centro da cidade e, na última, o acesso se dá por trilha ou por barco.
É exatamente a calmaria que atraiu o casal Sérgio Planelis, de 29 anos, e Priscila Planelis, de 25 anos, até as praias de Ubatuba. Os dois vieram de Brasília para passar uma temporada na cidade e fazer um pequeno ‘tour’ por praias desertas. “Viemos para cá para fugir do agito e descansar. No Nordeste por exemplo, tem muito arrastão, tem pedinte, e aí a gente não aproveita”, afirma Priscila.
Agitação
Apesar de o litoral norte oferecer opções de praias mais afastadas, a grande concentração de turistas está mesmo no centro da cidade. Somente na Praia Grande, em Ubatuba, a mais movimentada, são cerca de 20 quiosques para atender os banhistas. Na maioria é preciso reforço nos estoques e aumento mão de obra para dar conta do movimento na temporada.
Em um dos estabelecimentos, o número de funcionários triplicou e passa de dez pessoas para atender a clientela. No local, os principais pedidos são por água de coco e porções de peixe. Para não faltar a bebida, o quiosque faz abastecimento de 80 cocos por dia.
Ao todo, a cidade deve receber até 500 mil turistas na alta temporada. “Não compramos mais porque não tem espaço, mas tudo vende muito. No ano passado, o movimento aqui foi recorde e, se não chover neste ano, deve aumentar ainda mais”, disse o funcionário Andrea Lucas Barbosa.
Pôr do sol é um dos principais atrativos na Barra da Serra em Ubatuba (SP) (Foto: Daniel Corrá/G1) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário