segunda-feira, 6 de junho de 2016

Com mesa farta e vinhos, Serra Gaúcha é para quem não tem medo da balança.
 
Caminhos do Sertão/Divulgação
O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, conta também com roteiros de bicicletas pelos vinhedos da região Caminhos do Sertão/Divulgação
Independente de qual época for, um roteiro clássico pelas Serras Gaúchas provavelmente vai envolver vinhos, gastronomia farta trazida da Europa e excelente infraestrutura para receber visitantes de todas as regiões do Brasil.

Gramado e Canela têm maior infraestrutura de hotéis, pousadas, cafés e restaurantes, além de museus, parques e festivais que divertem famílias com crianças. Já Bento Gonçalves, localizada a 120km da capital, é o éden dos enófilos.

Aliás, sair passeando de vinícola em vinícola é quase que uma obrigação para quem visita essa que é considerada a maior região vinícola do Brasil, de onde saem cerca de 85% da produção nacional. E para cada estilo de enófilo, sempre vai ter uma opção de vinícola.

O passeio pelo Vale dos Vinhedos, por exemplo, oferece degustações nas vinícolas, cursos de degustação e passeios por construções centenárias, como os Caminhos de Pedra, que recupera a história da colonização do Brasil. A partir de 1875, foram demarcados 200 lotes de 48 hectares cada para as famílias de imigrantes italianos.

Por estes (e outros bons) motivos é bom se preparar para uma deliciosa (e calórica) maratona de pratos típicos e quitutes. Um dos clássicos da região é o café colonial, uma sequência sem fim de pães, polentas, geleias, mel, embutidos, queijos, morcelas, salgados como empadas, pastéis e bolinhos.

Cansou? Agora são os doces: bolo, cucas, trouxas de maçã, pudim, ambrosia, mousses...

A comilança acontece também nos vinhedos dos arredores de Bento Gonçalves com experiências inusitadas como café da manhã ou almoço servidos em edredons sob videiras, colheita noturna de uvas, durante o período da vindima; e até roteiros para amantes do cicloturismo, em que viajantes visitam vinhedos a bordo de bicicletas. 
 
http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/serra-gaucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário