quinta-feira, 29 de maio de 2014


Confira dicas para conseguir um upgrade de classe em voo.

Do G1, em São Paulo | 24/05/2013 10h00

Pesquisa mostra atitudes que ajudam a mudar para lugar melhor no avião. 
Estar bem vestido e ser simpático estão entre as recomendações.
Cabine de primeira classe Emirates Airline (Foto: Divulgação)
 Cabine de primeira classe da Emirates (Foto: Divulgação/Emirates)
Pesquisa feita pelo buscador de passagens Skyscanner com 700 comissários de bordo de 83 países revela as melhores dicas para quem quer tentar a sorte na hora de embarcar em um voo e pedir um upgrade (mudança de classe, da econômica para a executiva, por exemplo). Dos comissários que responderam, 61% já deram upgrades grátis a alguém.
A pesquisa mostrou ainda os perfis de passageiros que têm mais chance e que têm menos chance de conseguir um lugar melhor no avião.
Segundo 72% dos comissários de bordo, quem viaja sozinho está mais propenso a ganhar a transferência para uma classe melhor. Um homem solteiro, bem vestido, com idade de cerca de 30 anos, é o passageiro mais propenso a ser transferido para business ou 1ª classe. Mulheres muito jovens, praticamente no fim da adolescência, e usando roupas provocantes, ou viajando em grupo, são as que têm menos chance na opinião dos funcionários das companhias.

Primeira Classe de um Boeing 777 da American Airlines (Foto: PRNewsFoto/American Airlines)
Primeira Classe de um Boeing 777 da American
Também têm boas chances os participantes de programas de milhagem ou passageiros com lesões ou doenças.
Quase dois terços dos funcionários de aéreas consultados disseram que um passageiro com um membro fraturado tem maior probabilidade de ter um upgrade gratuito.
Outra enquete feita pelo Skyscanner em 2012 indicou que os passageiros cobiçam tanto os assentos da primeira classe e executiva que 75% deles mentiriam para serem transferidos da econômica. Na ocasião, 14% considerariam se passar por recém-casados, 6% simulariam doenças ou lesões e 7% fingiriam viajar sozinhos para serem realojados.
Veja abaixo as dez dicas mais apontadas pelos comissários como úteis para conseguir um upgrade:
1. Seja educado e amigável (82% dos comissários consideram que isso faz diferença)
2. Entre para o programa milhagem da companhia aérea (80%)
3. Viaje desacompanhado (72%)
4. Se tiver algum tipo de lesão ou doença, deixe isso evidente (65%)
5. Vista-se bem (59%)
6. Se estiver em lua-de-mel, avise aos comissários (58%)
7. Faça amizades com os comissários  (55%)
8. Viaje na baixa temporada; quanto mais lugar disponível, mais chance de upgrade (47%)
9. Conte histórias para ganhar a simpatia dos comissários (35%)
10. Capriche na sua apresentação, pois passageiros atraentes e bem cuidados
têm mais chance de upgrade (31%).


http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/05/confira-dicas-para-conseguir-um-upgrade-de-classe-em-voo.html

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Guia para retirada do passaporte
O interessado na obtenção do Passaporte Comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado.
O processo de solicitação do passaporte começa com o acesso ao site da Polícia Federal, www.dpf.gov.br. Lá você seleciona o Estado e a cidade onde vai requerer a emissão do passaporte.


Na página seguinte, após ler as informaçoes sobre os passos necessários, clique em "emissão de passaporte". Preencha o formulário, no final digite o código de segurança, e confirme.
Em seguida, surgem três botoes. Clique primeiro em "gerar protocolo", depois em "gerar GRU" (guia para pagamento da taxa) e, por último, em "fechar".
Imprima o protocolo e a guia. Para a impressão do PROTOCOLO e da GRU é necessário que o programa Adobe Acrobat Reader esteja instalado no computador. Caso não tenha instalado, você pode instalá-lo acessando um link na própria página.
Retorne à página "Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Comum - Padrão ICAO" e obtenha informaçoes sobre os postos de atendimento da Polícia Federal.
As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências dos escritórios locais da Polícia Federal, por meios eletrônicos.
Em alguns postos é necessário agendar a visita com antecedência por meio da Internet, no próprio site da Polícia Federal em que você solicitou a emissão do passaporte.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
1. Documento de Identidade, para maiores de 12 anos. O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expediçao ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.
Podem ser aceitos como documento de identidade: - cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública; - carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; - carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; - passaporte brasileiro anterior; - carteira nacional de habilitaçao expedida pelo DETRAN (modelo atual); - carteira de identidade expedida por órgao fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; - carteira de trabalho e previdência social-CTPS.
2. Carteira de Identidade Civil (RG) e Certidao de Casamento com a devida averbaçao, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razao de casamento, separação ou divórcio;
3. Carteira de Identidade Civil (RG) ou Certidao de Nascimento para os menores de 12 anos;
4. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleiçao (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaraçao da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigaçoes eleitorais, ou justificativa eleitoral;
5. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
6. Certificado de Naturalizaçao, para os Naturalizados;
7. Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser preenchida pela Internet, sendo necessário o CPF do requerente ou responsável, código da receita e da unidade arrecadadora conforme tabela das receitas existente na própria guia (Obs: antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Nao é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU);
8. Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou nao). A não apresentaçao deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
- O brasileiro que tiver seu passaporte válido inutilizado por qualquer repartição consular ou de imigraçao estrangeiras, no Brasil ou no exterior (por negativa de visto ou deportaçao), não está impedido de requerer um novo passaporte. Basta apresentar o passaporte, válido ou não, para cancelamento. Com este gesto, o usuário evitará o pagamento da taxa em dobro e a simulação de extravio do passaporte.

Observações:
- A Igualdade de Direitos concedida a portugueses nao é suficiente para obtençao de Passaporte, sendo necessária a naturalização; - Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados; - Havendo justificadas razoes, outros documentos poderao ser exigidos a critério da autoridade expedidora; - Para fins de identificaçao biométrica, o servidor do DPF procederá à coleta de impressoes digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e da assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios.

PRAZO DE ENTREGA
A unidade da Polícia Federal verifica os documentos, coleta os dados eletrônicos e imprime protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 6 (seis) dias úteis.

VALIDADE DO PASSAPORTE
A validade dos passaportes é de até 05 (cinco) anos. Expirado o prazo de validade, deverá ser solicitado novo passaporte. O passaporte para menor de 4 (quatro) anos de idade terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:
0 a 1 - 1 ano
1 a 2 - 2 anos
2 a 3 - 3 anos
3 a 4 - 4 anos
4 em diante - 5 anos

PASSAPORTE COM DATA DE VALIDADE VENCIDA
Ao identificar que a validade de seu passaporte tenha expirado e desejando solicitar o novo, faça o procedimento normal de pedido de passaporte. Você nao precisa esperar até o vencimento do seu atual passaporte para solicitar outro.

PROCURAÇÃO - MENORES 18 ANOS
Nos seguintes casos:
Quando se tratar de menor de 18 anos, será exigida autorização de ambos os genitores ou do responsável legal, o Formulário de Autorizaçao para Obtenção de Passaporte para Menor, salvo nos casos de cessação de incapacidade previstos em lei.
Em caso de menor sob guarda judicial de um dos genitores, não sendo possível o comparecimento do outro, ou sua autorizaçao no Formulário de Autorizaçao para Obtençao de Passaporte para Menor, será indispensável autorizaçao judicial.
A autorizaçao dos genitores, no formulário de autorizaçao, poderá efetivar-se:
1 - pela assinatura de ambos no formulário, na presença do servidor responsável pela conferência dos documentos;
2 - comparecendo apenas um dos genitores, pela assinatura deste no formulário de autorização e: a) pela apresentação de certidão de óbito do outro genitor; b) pelo reconhecimento, por autenticidade, da firma do outro genitor no formulário de autorização; c) pela assinatura do outro genitor no formulário de autorização, transmitido via fac-símile, ou mensagem eletrônica, de outra unidade do DPF ou repartição consular brasileira no exterior, conferida por servidor da unidade transmissora devidamente identificado no documento; d) pela apresentação de procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano.
3 - Não sendo possível o comparecimento de nenhum dos genitores em unidade do DPF, o formulário de autorização deverá ser substituído por:
a) procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial no país ou repartiçao consular brasileira no exterior, com prazo de validade não superior a um ano;
b) procuração pública específica, autorizando a emissão de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial estrangeira, acompanhada de traduçao por tradutor juramentado e devidamente consularizada, com prazo de validade não superior a um ano;
c) no caso do item anterior, o menor será representado pelo procurador que deverá comparecer à unidade do DPF, juntamente com o menor;
d) os genitores, o responsável legal ou o procurador deverão comprovar a identidade mediante apresentação, em original, de quaisquer dos documentos enumerados no link "documentação necessária".

EXTRAVIO/FURTO/ROUBO/CONSERVAÇAO
O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:
Art. 2 Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.
Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente à autoridade expedidora mais próxima a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso.
Nas situaçoes acima elencadas, o titular do passaporte deverá comparecer à unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

EXIGÊNCIA DE 6 MESES
Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes de o atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalizaçao Imigratória do país de destino.

NACIONALIDADE
O requerente nascido no estrangeiro, filho de brasileiro(a) que estava a serviço do país, tem nacionalidade brasileira e deverá apresentar, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", Certidão de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício.
O indivíduo nascido no estrangeiro antes de 09/06/1994, filho de brasileiro(a) que não estava a serviço do país, é considerado brasileiro se foi registrado em consulado brasileiro no exterior. O requerente deverá apresentar, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", a Certidao de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício.
O indivíduo nascido no estrangeiro antes de 09/06/1994, filho de brasileiro(a) que não estava a serviço do país, que nao foi registrado em consulado brasileiro no exterior, poderá adquirir a nacionalidade brasileira se vier a residir no Brasil e exercer o direito de opção em processo judicial.
O indivíduo nascido no estrangeiro depois de 09/06/1994, filho de brasileiro(a) que não estava a serviço do país, poderá adquirir a nacionalidade brasileira se vier a residir no Brasil e exercer o direito de opção em processo judicial.
O requerente que se enquadre na hipótese dos dois itens anteriores deverá apresentar, além dos documentos enumerados no link "documentação necessária", a Certidão de Nascimento lavrada no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício e cópia autenticada da sentença da Justiça Federal de opção pela nacionalidade brasileira.
a) Caso ainda não tenha atingido a maioridade, o requerente citado no item anterior deverá apresentar apenas o registro de nascimento lavrado no Livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício, ficando dispensado da apresentação de sentença de opção até atingir a maioridade.
b) No caso do parágrafo anterior, a validade do passaporte, limitada ao prazo de cinco anos, será equivalente ao tempo restante para o requerente atingir a maioridade.
c) Atingida a maioridade, o requerente somente poderá obter passaporte comum brasileiro se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira, devendo apresentar os documentos enumerados no link "documentação necessária".
d) Para o nascido no exterior antes de 04/10/1988 que não tenha optado pela nacionalidade brasileira até os 25 anos de idade, a expedição de passaporte fica condicionada à opçao, que poderá ser requerida a qualquer tempo.
e) A opção de nacionalidade mencionada no parágrafo inicial e nos itens "a", "c" e "d" deverá ser pleiteada perante a Justiça Federal.

PERÍODO ELEITORAL
A apresentaçao de título de eleitor e comprovantes de votaçao será exigida do requerente que seja obrigado a se alistar e votar, e poderá ser substituída por apresentação de declaração da Justiça Eleitoral que ateste a quitação com as obrigaçoes eleitorais.
A apresentaçao de comprovante(s) de votação ou justificativa da última eleição não supre a necessidade de apresentação de título de eleitor ou declaração da Justiça Eleitoral, em razão da necessidade de comprovação da Unidade da Federação de expedição.
O requerente que não tenha votado por inexistência de pleito entre a data do seu alistamento eleitoral e a data do requerimento do passaporte fica dispensado de apresentar comprovante de votação, podendo apresentar apenas o título de eleitor ou declaração da Justiça Eleitoral que ateste o seu alistamento.
Dispensa-se a apresentação de título de eleitor e comprovante de votação para requerentes de passaporte maiores de 70 anos.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Sol sempre brilha em Maceió.


Aqui tem praias de águas esverdeadas, falésias coloridas, piscinas naturais que parecem aquários e calor, muito calor o ano inteiro. 

27 de Janeiro | Maceió, Brasil | por Tarcila Ferro  

Vinte e seis graus! Essa é a temperatura média anual da água nas praias de Maceió, capital de Alagoas. O que isso quer dizer? Praia o ano inteirinho, faça chuva ou faça sol! Se não bastasse, a costa alagoana tem inúmeros trechos protegidos por arrecifes, deixando o mar calmo e ideal para nadar. Além da temperatura e da calmaria, o que mais chama a atenção é a cor da água, algo entre o azul e o esverdeado. Não é para menos que o litoral do estado é considerado um dos mais belos

Maceió também tem uma pegada diferente de outros locais badalados, como Salvador e Porto de Galinhas. A cidade, por exemplo, é o lugar ideal para quem deseja fugir de trio elétrico, micaretas e outros zum zum zum de carnaval. Claro que em algumas praias o axé rola solto, mas não é uma regra. Esse ar low profile faz com que o destino seja cobiçado por casais, em especial os que estão em lua de mel, e pelas famílias com crianças pequenas.   
Para aproveitar a cidade como ela merece, não basta ficar apenas no hotel ou no resort, frequentar a praia mais próxima e, no máximo, esticar até Maragogi. É até um pecado fazer isso. Suas sequências de enseadas garantem dias de passeios por praias belíssimas e cenários dignos de Caribe. O ideal é alugar um carro e garimpar alguns achados – pode ter certeza que encontrará muita coisa boa.  
Na minha estada de quatro dias, montei um roteiro para conhecer a costa de norte a sul. Minha base foi a Praia de Ipioca, local do hotel Salinas de Maceió, a 25 quilômetros do centro da cidade. Aberto há cinco anos, o irmão mais novo do já consagrado Salinas de Maragogi foge à regra dos superlativos nos quais se baseiam outros resorts nordestinos. Com apenas 151 apartamentos, todos com varandas e dispostos em predinhos de tijolos de três andares, ele conta com um restaurante, duas piscinas, um spa e clubinho para a garotada.
É um resort voltado para a família, com a vantagem de não cobrar a estadia para crianças menores de 12 anos (desde que fiquem no mesmo quarto dos pais). A prole fica muito bem acomodada nas suítes familiares para até cinco pessoas e os apartamentos superiores recebem até quatro. A comodidade do sistema all inclusive, com seis refeições (exceto bebidas), também é um motivo a mais.
Quem está em lua de mel pode aproveitar alguns mimos, como um jantar especial de núpcias servido na cabana de sapé em frente ao mar. O primeiro café da manhã dos recém-casados também chega fresquinho no quarto e roupões e pantufas têm o nome do casal grafado.
Eu poderia ficar tranquilamente os quatro dias ali só curtindo as mordomias e a boa vida no resort. Mas, como eu disse, não explorar Maceió é um pecado.
 
O Clube de praia Hibiscus Alagoas é uma ótima alternativa na praia de Ipioca. Música ambiente, camas suspensas, e o ótimo restaurante garantem um dia de puro relax à beira mar
Sem deixar a praia de Ipioca, fui conferir o repaginado clube de praia Hibiscus Alagoas, aberto dentro do condomínio Angra de Ipioca. Apesar de estar em uma área restrita, o acesso aos visitantes é liberado. O Hibiscus fica à beira-mar e sua estrutura é composta por um restaurante, piscina, redário, tendas para massagem e parquinho para os pequenos. Para entrar é preciso pagar R$ 15. O espaço é tranquilo, sem muvuca e axé. Os banhos de sol e de mar são embalados pelo som ambiente. Não há espreguiçadeiras nem cadeiras na areia – quem quiser tomar sol pode deitar em uma das “camas” colocadas sobre uma estrutura alta de madeira. O colchão fofinho garante deliciosas sonecas.
No restaurante, o forte são os pratos com pescados e frutos do mar. Grandes, eles servem até duas pessoas. Os pedidos são feitos na hora que a pessoa chega, como uma pré-reserva. Aí é aproveitar a manhã inteira na praia e, na hora em que a fome bater, basta voltar ao restaurante e esperar alguns minutinhos. O sistema é ótimo na alta temporada, pois evita longa espera pela comida na mesa. Quem não quiser almoçar, pode ficar só na cervejinha e nos petiscos, servidos nas mesinhas que ficam sob o coqueiral.    
E praia boa não precisa ser curtida apenas durante o dia. Quando o sol se recolheu, segui para Pajuçara, point da night maceioence. Lá fica a feirinha de produtos locais mais bacana da cidade, o Pavilhão do Artesanato, que reúne cerca de 150 artesãos.
As barraquinhas são bem organizadas e muitas aceitam cartões de crédito – uma mão na roda, vale dizer.  Por ali, as pedidas são trabalhos feitos com a colorida renda filé, típica de Alagoas, e que está prestes a se tornar Patrimônio Cultural do estado. Com ela, as rendeiras criam centros de mesa, toalhas, jogos americanos, blusas, saídas de praia e muito mais.
Xeretando um pouco, descobrem-se bolsas feitas com palha de buriti, luminárias super estilosas criadas a partir de cabaças (um tipo de fruto), bijus de capim dourado... Eu me empolguei com as sandálias rasteirinhas confeccionadas em couro de jegue – levei duas de uma vez (R$ 25 cada).
Também há comidinhas, em especial, as castanhas, vendidas dos mais variados jeitos: torradas, assadas, salgadas ou caramelizadas. Manteiga de garrafa, cachaça e licores são outras opções.   
 
O Grupo Salinas conta com dois resorts na cidade: a unidade de Maragogi é um sucesso na região há mais de duas décadas; a de Maceió acabou de completar cinco anos
Comprinhas feitas e a noite mal tinha começado. Como céu estrelado e calor pedem uma esticada, o bar Lopana foi a escolha. Ele fica em Ponta Verde, praia vizinha a Pajuçara. Juntas, elas concentram o maior número de hotéis e restaurantes da capital. É delas também os trechos de orla mais animados. 
O bar esparrama-se sobre um deque que acomoda mesinhas de madeira, ombrelones e um pequeno palco em que bandas se revezam durante os dias da semana tocando MPB, bossa nossa e rock nacional.
Os pedidos dos clientes são computados em terminais em formato de prancha de surfe e o cardápio empolga com caipifrutas e entradas como caldo de camarão, filé de agulhinha frita e o onipresente sururu, o molusco mais amado de Alagoas. Além de petiscar no bar, dá para jantar e experimentar apostas da casa. O Peixe à Bananeira e o Arroz com Polvo são só alguns exemplos. O bar tem uma área envidraçada, com ar-condicionado, local onde estão expostas suas melhores garrafas de whiskies e vinhos.         
 
Rumo ao Sul
A ligação entre o norte e o sul do estado é feita pela AL-101. A rodovia conta com pouca sinalização e o asfalto judiado em alguns trechos pede atenção dos motoristas. No sul, os meus destinos eram as praias do Francês, Barra de São Miguel e Gunga.     
O Francês foi a enseada com a cara mais baiana que encontrei em Alagoas. Muita gente e barracas com o som alto são comuns por ali. Os ambulantes também circulam aos montes e passam oferecendo lagostas de tamanhos bem generosos, como no caso do vendedor José Ignácio.  “Sirvo elas grelhadas na manteiga de garrafa e aceboladas”. O tamanho, segundo ele, justifica o preço de R$ 70 cobrado por uma porção com oito lagostas. 
Perto dali, Barra de São Miguel é o oposto do Francês. Tranquila e com areia quase vazia, ela é a escolha dos endinheirados do estado,  com suas casas de veraneio. Suas águas calmas são um convite para esticar um pouco mais. De São Miguel partem pequenas embarcações que levam à Praia do Gunga, passando por um banco de areia e piscinas naturais.
Os barquinhos acomodam até sete pessoas e o passeio inteiro dura cerca de 40 minutos (R$ 30). A primeira parada é em uma piscina natural. O condutor munido de ração faz com que os peixes comam na sua mão. Ele dá um pouco para os passageiros, que repetem o gesto e adoram. A outra parada é no banco de areia para um mergulho e para tomar água de coco e coquetéis geladinhos. Isso mesmo, em pleno mar um barquinho faz as vezes de bar e serve drinques na água, com direito a mesas e cadeiras colocadas nas partes mais rasas.
 
Passeio de bugue pelas falésias da Praia do Gunga
Por fim, chega a Praia do Gunga. Confesso que, quando me deparei com várias mesas e cadeiras de plástico na areia, tendinhas de suvenir e bares sem nada de tão especial, fiquei sem entender por qual motivo ela é tão famosa. Bastou poucos minutinhos para descobrir.
Ela é dominada por um imenso coqueiral, que cria um cenário desconcertante em conjunto com a cor do mar e o branquinho de suas areias. O burburinho maior fica concentrado em apenas um pequeno trecho do pontal, principalmente na área em que acontece o encontro da água do mar com a Foz da Lagoa do Roteiro. Essa junção deixa a água calminha e ótima para nadar. Essa é a área mais movimentada, o restante é um sossego só.
Mas o visual do Gunga conta com uma carta na manga: suas falésias. Para chegar até elas, contratei um bugue (R$ 30 por pessoa) e fui sacolejando pelas areias fofas por oito quilômetros. Na época da desova das tartarugas marinhas, os veículos fazem o trajeto pelo coqueiral.
O conjunto de rochas esculpido ao longo dos milênios pela natureza e que ganhou diversos tons de vermelho e laranja cria um contraste lindo com o azul do mar. Dá para caminhar, subir em uma das rochas e tirar muitas fotos.  A beleza da região serviu como cenário para trechos do filme Paraísos Artificiais e para a série o Bem Amado.    
Perto das falésias, corre uma nascente de água doce que vale um gostoso mergulho. A argila de diferentes cores encontrada nas margens faz com que todo mundo passe um pouquinho no corpo e no rosto.
Antes de deixar o Gunga, fui xeretar a barraquinha de tapioca. A vendedora quase me convenceu a pedir uma recheada com sururu, – segundo ela, “o maior afrodisíaco da região”. Melhor não. Acabei escolhendo a de camarão.
 
Aquário natural em Maragogi
A menina dos olhos em Alagoas atende pelo nome de Maragogi. Bem ao norte do estado, quase em Pernambuco, a área reúne um conjunto de piscinas naturais que figuram entre os mais belos do mundo. O passeio por suas galés foi o responsável por colocar Maceió no mapa do turismo nacional.
Situada em uma Área de Preservação Ambiental (APA), as piscinas são apenas um trechinho da enorme barreira de corais que corta o nordeste. São quase 1800 quilômetros que se estendem do Maranhão ao sul da Bahia, sendo considerada a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a australiana.
Os tours partem de manhã cedindo e são pautados de acordo com o que a tábua das marés prevê para o dia. É por esse modo de medição que as embarcações sabem a melhor hora para realizar os passeios, que devem ser feitos com a maré baixa. Eles custam em média R$ 60 e duram cerca de 3 horas. Pague mais R$ 10 pelo snorkel e a máscara, itens imprescindíveis para esse mergulho.
Os barcos navegam cerca de seis quilômetros até chegar às galés. Pelo caminho, o mergulhador que acompanha o grupo faz os devidos avisos. “Não é permitido pegar uma conchinha sequer e atenção para não pisar nas partes escuras”. As partes escuras são os corais, que costumam ter pontas afiadas e muitos ouriços cheios de espinhos – uma pisada neles acaba com a viagem de qualquer um.
O mais gostoso é que as piscinas são rasas e, mesmo com poucos metros de profundidade, enxerga-se cerca de 18 tipos de corais e 25 espécies de peixes. Havia pessoas no meu barco que não sabiam nadar e, mesmo assim curtiram o passeio. A experiência fica ainda melhor para quem contrata o serviço de mergulho de cilindro e vê tudo isso ainda mais de perto.
 
O mergulho nas piscinas naturais de Maragogi é a atração mais procurada da região
Como trata-se do principal ponto turístico, tudo vira comércio. Fotógrafos afoitos te seguem até na água para registrar o seu momento nas piscinas. Quem adora são os casais que tiram fotos dando beijinhos debaixo d'água.
Na volta de Maragogi até a praia de Ipioca, onde eu estava hospedada, foram 96 quilômetros. No retorno, aproveitei para conhecer a praia de Paripueira e seu animado bar e restaurante Mar & Cia. Ao todo, são cinco quiosques espalhados pela areia, atendidos pelo restaurante que capricha em petiscos como casquinha de siri e o sururu ao leite de coco. Lagosta, camarão e peixes grelhados aparecem em diversas combinações e versões.
O restaurante também serve como ponto de partida para passeios de lancha até a Praia de Carro Quebrado e para as piscinas naturais de Paripueira. Esses locais já estão na minha lista quando eu voltar a Maceió – viagem que, com certeza, farei logo, pois já estou com saudades. 
 
Tarcila Ferro viajou a convite dos hotéis Salinas de Maceió e Salinas de Maragogi

http://www.revistaviajar.com.br/artigos/ler/762/o-sol-sempre-brilha-em-maceio#.U3-mhCjW_vw

quinta-feira, 22 de maio de 2014


Confira dicas para reduzir o desconforto em viagens de avião.

Inchaço nas pernas e ressecamento de pele e olhos são comuns.
 
Do G1, em São Paulo
Corredor de avião (Foto: Creative Commons/Uggboy)
Corredor de avião
Cuidados para diminuir incômodos começam antes da decolagem.
Inchaço nas pernas, barriga estufada, pressão no ouvido, ressecamento dos olhos e da pele... Incômodos como esses são comuns durante viagens de avião, principalmente nas de longa duração, mas podem ser evitados ou, ao menos, reduzidos.
Confira a seguir dicas elaboradas a partir da sugestões da presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Vânia Melhado, e da “Cartilha de Medicina Aeroespacial”, do Conselho Federal de Medicina:
 
1- Alimentação 
Os cuidados devem começar antes do voo. A partir do dia anterior ao embarque, evite bebidas gasosas, comidas ricas em fibras e que fermentem (como feijão, repolho e pepino), pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga, comum entre os passageiros.
Evite, também, bebidas alcoólicas, pois o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio –que está diminuído a bordo da aeronave.

As mesmas recomendações alimentares valem durante o voo. Evite os alimentos acima e prefira comer massas e beber água e sucos de frutas.
Para manter a hidratação, recomenda-se beber um copo de água ou suco a cada duas horas de voo.
 
2) Enjoos 
Quem costuma ter enjoos durante a viagem deve tentar se sentar em uma poltrona na janela, preferencialmente perto da asa.
Também vale evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes.

 
3) Inchaço nas pernas 
É um dos sintomas mais comuns durante o voo, e surge devido ao grande tempo sentado. É possível evitar o problema mesmo sem sair da poltrona: movimente a batata da perna e faça exercícios de rotação com os pés.
Quem costuma sentir mais desconforto pode também usar meias elásticas em viagens acima de quatro horas, o que reduz bastante o problema.

4) Alergia 

Pessoas com rinite ou outro tipo de alergia devem levar soro ou hidratante para o nariz, além de medicamentos específicos, caso estejam usando.
Antes do pouso, vale usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão no interior da orelha média.
Quem estiver em fase de crise deve conversar com o médico para obter orientações antes de viajar.

5) Olhos e pele 
Leve na bagagem de mão um hidratante e passe nas mãos, no rosto e em outros áreas do corpo que fiquem ressecadas.
O ideal é viajar sem lentes de contato, para evitar um ressecamento ainda maior do que ocorre normalmente com os olhos durante o voo. Se o passageiro estiver de lente durante a viagem, deve levar uma solução para umedecê-la durante o voo.

6) Incômodo no ouvido 

Na hora do pouso, ocorre um aumento da pressão na região da orelha média, e é por isso que se sente uma sensação de semi-surdez no ouvido. Mascar chicletes ou apertar o nariz e depois soprar são dois truques para reduzir essa sensação.
No caso de bebês ou crianças muito pequenas, dê mamadeira ou chupeta um pouco antes do pouso. Isso também ajuda a reduzir essa pressão.

7) Remédios 

Não se esqueça de levar na bagagem de mão medicamentos de uso contínuo.
Tomar remédios para dormir não é recomendado e pode ser perigoso. Se houver qualquer intercorrência e for necessário desembarcar rapidamente, o passageiro ficará prejudicado.

8) Doenças pré-existentes  

Pessoas com doença cardíaca ou pulmonar crônica, mesmo que estiverem com o problema controlado, devem consultar o médico antes de viajar, para ver se é necessário fazer algum ajuste no tratamento.

9) "Jet lag" 

A diferença de fuso-horário pode causar, ao chegar ao destino, cansaço, dificuldade para dormir, irritabilidade e incompatibilidade entre a fome e os horários das refeições. Segundo um cálculo básico, para cada hora de fuso-horário a mais ou a menos, é necessário um dia para se adaptar.

Se sua viagem for durar poucos dias, o ideal é começar essa adaptação quatro ou cinco dias antes de embarcar. A recomendação dos médicos é tentar se aproximar o máximo possível do horário do destino. Se a diferença for de duas horas a mais, por exemplo, tente dormir e comer duas horas mais tarde do que está habituado. Se não for possível seguir exatamente o fuso, aproximar-se mais dele já ajuda.


http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/12/confira-dicas-para-reduzir-o-desconforto-em-viagens-de-aviao.html

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Conheça 10 gigantes dos mares. 

13 de maio de 2014 

Há navios de cruzeiros para diversos gostos e públicos. No mercado, alguns dos que mais fazem sucesso são os transatlânticos gigantes, que carregam milhares de pessoas e, em alguns casos, parecem cidades flutuantes. Conheça os 10 maiores navios de cruzeiros do mundo.


Oasis of the Seas e seu irmão, Allure of the Seas, são os dois maiores navios de cruzeiro do mundo

Allure of the Seas 
Com 361,80 metros de comprimento e quase 65 metros de largura, o Allure of the Seas, da Royal Caribbean International, é o maior navio de cruzeiros do mundo. Seu peso é de mais de 225 mil toneladas e a embarcação pode levar 6.360 pessoas entre hóspedes (5.400) e tripulação. Lançado em 2010, é um pouco maior que seu irmão mais velho, o Oasis of the Seas.

Oasis of the Seas
Irmão mais velho do Allure, o Oasis of the Seas foi lançado em 2009 e perdeu o posto de maior navio do mundo por pouco, já que tem 361,65 metros de comprimento. De resto as medidas dos dois navios são idênticas. Suas atrações também são semelhantes, com o AquaTheater, tirolesa, carrossel feito a mão, o Central Park, área com jardim de plantas verdadeiras, entre outras.


Norwegian Epic
O terceiro da lista é o Norwegian Epic, maior navio da Norwegian Cruise Line. Lançada em 2010, a embarcação tem 330 metros de comprimento e 41 metros de largura, com mais de 155 mil toneladas de peso. Em ocupação dupla pode levar 4,1 mil passageiros, mais 1.753 tripulantes. Navio inovador, foi o primeiro a ter espetáculos do Blue Man Group em alto mar.


Freedom of the Seas
Apesar de ter sido lançado em 2006 pela Royal Caribbean International, o Freedom of the Seas permanece como um dos maiores e mais inovadores navios de cruzeiros do mundo. Com 338 metros de comprimento e 56 metros de largura, fica na quarta posição por pesar 154 mil toneladas e ter capacidade para 3.375 pessoas, somados os tripulantes aos 3.634 passageiros. Entre as inovações que o Freedom introduziu na frota da Royal Caribbean se destaca o FlowRider, simulador de surf depois instalado em outras embarcações.


Liberty of the Seas
Lançado em 2007 pela Royal Caribbean, o Liberty of the Seas foi o segundo navio da classe Freedom e tem as medidas idênticas as da embarcação que da nome a ela. Entre seus diferenciais está o espetáculo da Broadway Saturday Night Fever, encenado durante os roteiros.


Independence of the Seas
Outro navio da classe Freedom, o Independence of the Seas, é igual aos outros dois em tamanho e capacidade, mas é o mais novo, lançado em 2008.


Queen Mary 2
Lançado em 2004 pela Cunard Line, o Queen Mary 2 atualmente é o sétimo maior navio de cruzeiros do mundo. Batizado em homenagem ao navio Queen Mary, inaugurado em 1936, possui 344 metros de comprimento, 45 metros de largura e pesa pouco mais de 148 mil toneladas. A bordo o cruzeiro de luxo leva até 2.592 passageiros. Este ano o Queen Mary 2 receberá diversas atividades comemorativas aos seus 10 anos.


Norwegian Breakaway
Lançado no ano passado, o Norwegian Breakaway é mais um navio inovador da Norwegian Cruise Line e fica na oitava posição entre os maiores do mundo. Mede cerca de 325 metros de comprimento, 51 metros de largura e pesa por volta de 145 mil toneladas. A bordo podem viajar até 3.969 hóspedes em ocupação dupla. Entre as inovações lançadas com a embarcação estão o Waterfront, um calçadão ao estilo das praias.


Royal Princess
Também lançado em 2013, o Royal Princess, da Princess Cruises, entrou na lista dos maiores do mundo com 330 metros de comprimento, 47 metros de largura e 141 mil toneladas, com capacidade para 3,6 mil hóspedes. O luxuoso navio chama atenção por diversas novidades, como um calçadão suspenso e transparente de tirar o fôlego, o SeaWalk.


MSC Divina
Um dos mais novos da frota da MSC Cruzeiros, o MSC Divina é o 10º maior navio do mundo. Lançado em 2012, o navio tem 333 metros de comprimento, 37 metros de largura e pesa 139 mil toneladas. Sua capacidade é para 3.502 passageiros. O MSC Divina foi inspirado na diva do cinema italiano e madrinha da frota da empresa, Sophia Loren.


http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/cruzeiros/conheca-10-gigantes-dos-mares,8cabb71efd1f5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

terça-feira, 20 de maio de 2014

Conheça a maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo que fica em Singapura.
Considerada pelos construtores como a maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo, a obra de arte fica a mais de 200m de altitude e possui 150m de comprimento.
O SKyPark é uma das principais atrações turísticas de Singapura


19 de Maio de 2014 - Publicado por Dennys Marcel

Localizada a 200 metros de altitude, a piscina possui mais de 150 metros de comprimento
Localizada a 200 metros de altitude, a piscina possui mais de 150 metros de comprimento - Foto: Divulgação/SkyPark     
 
Quando o assunto é piscina em lugares diferentes, engenheiros e arquitetos se superam cada vez mais. Existem piscinas que "flutuam no ar", localizadas sobre um penhasco de mais de 200m de altura e até junto a um aquário cheio de tubarões. Criatividade é o que não falta e o mesmo aconteceu em Singapura. A cidade-estado que é famosa pelos seus arranha-céus e milhões de habitantes ganhou em 2010 a maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo, segundo os construtores do SkyPark.
Se os recordes mundiais já chamam atenção de turistas do mundo inteiro, a vista ímpar que possui de dentro dela é algo único. Localizada a 200 metros de altitude, a piscina tem mais de 150 metros de comprimento. Ela faz parte de um complexo turístico construído sobre o luxuoso Marina Bay Sands Hotel. Erguido sobre as três torres com 57 andares cada, o SkyPark possui de tudo um pouco. Além da piscina, o local conta com bares, restaurantes, spa, deck de observação e até um jardim botânico com mais de 900 espécies de plantas. Esta obra da engenharia moderna que parece um barco suspenso no último andar dos três prédios custou mais de US$ 700 milhões. A obra completa com os prédios passou de US$ 5 bilhões.
Não é necessário ser hóspede do hotel para ter acesso ao complexo, apenas para nadar que é obrigatório estar hospedado no local. Porém, existe uma visita monitorada a piscina para quem quiser vê-la de pertinho. O passeio que dura cerca de 15 minutos e tem três saídas diárias (10h, 14h e 19h) custa US$ 16 (R$ 35) para adultos e US$ 11 (R$ 25) para crianças de até 12 anos.
Quem não puder entrar na piscina, pode conhecer o deck que possui uma vista incrível da cidade de Singapura. A entrada custa US$ 23 por pessoa e vale por um dia inteiro, além de dar acesso a todas as áreas do SkyPark. Com capacidade para 'apenas' 3,9 mil pessoas simultâneas, a dica é chegar cedo para garantir a disputada entrada. A construção fica no 57º andar do hotel e possui uma vista panorâmica da cidade.

Singapura
Esta cidade-estado é considerado o país com mais ricos do mundo. Segundo dados do Governo, cerca de 11% da população possui mais de US$ 1 milhão, além de não haver pobreza na região. Com 5,3 milhões de habitantes numa área que é a metade do tamanho da cidade de São Paulo, Singapura já fez parte do Império Inglês e integrou por dois anos a Malásia. Quando conquistou sua independência, em 1965, era considerado um dos países mais pobres do mundo. O segredo? Investir em educação.

A cidade por si só é um destino turístico com uma miscigenação ímpar de culturas e culinárias. São diversas opções desde os enormes e modernos shoppings até hotéis incríveis e praças históricas. A noite, a cidade ganha ainda mais vida com centenas de barzinhos e restaurantes espalhados pelas ruas locais.

Como Chegar
Singapura possui um dos maiores e mais modernos aeroportos do mundo. O prédio possui um enorme jardim interno, piscina e até um borboletário. Se não bastasse a beleza local, a eficiência completa este aeroporto dos sonhos. A partir de lá é possível pegar taxis, metro e ônibus. Claro, o sistema de transporte deles funciona muito bem!

As passagens aéreas para Singapura custam a partir de R$ 3.617 com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos são operados pelas companhias Etihad Airways, United, Qatar Airways, TAP, British Airways e Delta e todos possuem no mínimo uma escala.

Confira fotos do SkyPark e da maior e mais alta piscina de borda infinita do mundo
Não é necessário ser hóspede do hotel para ter acesso ao complexo, apenas para nadar que é obrigatório estar hospedado no local
Não é necessário ser hóspede do hotel para ter acesso ao complexo, apenas para nadar que é obrigatório estar hospedado no local - Foto: Divulgação/SkyPark

Quem não tiver hospedado no hotel pode fazer uma visita a piscina
Quem não tiver hospedado no hotel pode fazer uma visita a piscina - Foto: Divulgação/SkyPark

O passeio que dura cerca de 15 minutos e tem três saídas diárias (10h, 14h e 19h) custa US$ 16 (R$ 35) para adultos e US$ 11 (R$ 25) para crianças de até 12 anos
O passeio que dura cerca de 15 minutos e tem três saídas diárias (10h, 14h e 19h) custa US$ 16 (R$ 35) para adultos e US$ 11 (R$ 25) para crianças de até 12 anos - Foto: Divulgação/SkyPark

Se os recordes mundiais já chamam atenção de turistas do mundo inteiro, a vista ímpar que possui de dentro dela é algo único
Se os recordes mundiais já chamam atenção de turistas do mundo inteiro, a vista ímpar que possui de dentro dela é algo único - Foto: Sarah A.

A piscina faz parte de um complexo turístico construído sobre o luxuoso Marina Bay Sands Hotel
A piscina faz parte de um complexo turístico construído sobre o luxuoso Marina Bay Sands Hotel - Foto: Gabriel Garcia Marengo

Vista de dentro da piscina
Vista de dentro da piscina - Foto: Leonardo Knist

Erguido sobre as três torres com 57 andares cada, o SkyPark possui de tudo um pouco
Erguido sobre as três torres com 57 andares cada, o SkyPark possui de tudo um pouco - Foto: Divulgação/SkyPark

Quem não puder entrar na piscina, pode conhecer o deck que possui uma vista incrível da cidade de Singapura
Quem não puder entrar na piscina, pode conhecer o deck que possui uma vista incrível da cidade de Singapura - Foto: Leonardo Knist

O pôr do sol em Singapura é um show a parte
O pôr do sol em Singapura é um show a parte - Foto: Sarah A.

As passagens aéreas para Singapura custam a partir de R$ 3.617 com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro
As passagens aéreas para Singapura custam a partir de R$ 3.617 com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro - Foto: Maria Lívia
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-internacional/conheca-a-maior-e-mais-alta-piscina-de-borda-infinita-do-mundo-que-fica-em-singapura-17870.asp