sábado, 10 de maio de 2014

A pé em Berlim 
De uma praça a outra, a capital alemã é um encanto

28 de Abril | Berlim, Alemanha | por Redação 

1. Alexanderplatz 
Início da caminhada – Alexanderplatz
O Weltzeituhr, relógio com o horário mundial, é onde os berlinenses costumam se
encontrar. Um bom ponto de partida para um tour por Berlim. Nessa região está um ícone
local: a Berliner Fernsehturm. Com um total de 368 metros, a torre de televisão
proporciona uma paisagem incrível da cidade. Lá em cima, além da visão 360 graus, há o
Panorama Bar e um restaurante giratório, o Sphere, que funciona inclusive para café da manhã.


2. Rotes Rathaus
600 m – 7 min – Rathausstrasse
Com sua fachada marcante, a Prefeitura Vermelha é um dos cartões-postais da capital alemã. Tem este nome por conta dos tijolos rubros utilizados em sua construção. Na altura do primeiro andar há um friso chamado de “crônica de pedra”, com 36 relevos em terracota que mostram acontecimentos da história de Berlim e Brandenburgo do século 12 até 1871. Na área em frente encontra-se uma das fontes mais antigas da cidade, a Neptunbrunnen – Fonte Netuno.
 
3. DDR Museum
500 m – 7 min
Karl-Liebknecht-Strasse / B2 / B5
Às margens do Rio Spree, o museu – único do tipo – mostra o estilo de vida comunista na Alemanha Oriental. O acervo foi montado com contribuições e doações. São muitos artigos e objetos, como produtos típicos, roupas e brinquedos. É possível tocar e interagir com os itens expostos, tornando a visita bem interessante e agradável. ddr-museum.de


4. Berliner Dom
210 m – 3 min – Schlossplatz / B2 / B5 e Am Lustgarten
Bela e imponente, a Catedral de Berlim é uma das construções mais fotografadas da cidade. São monumentais 114 metros de comprimento e 116 metros de altura, destacando-se na paisagem. Está localizada na região conhecida como Ilha dos Museus, composta por cinco prédios e que também é visita obrigatória! Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a grande atração é o museu Pergamon.


5. Hackescher Markt
800 m – 10 min – Neue Promenade
Dando uma esticadinha até a região do Hackescher Markt, à beira do Spree, existem vários restaurantes descolados. Também dá para caminhar até a Linienstrasse, esquina com a Kleine Hamburger Strasse e experimentar as delícias do Lokal – restaurante de comida regional orgânica, o cardápio muda sempre, de acordo com o que os proprietários encontram fresco no mercado.
 
6. Portão de Brandemburgo
2,2 km – 27 min – Unter den Linden
Depois de uma pausa às margens do Rio Spree, onde no verão inclusive são colocadas cadeiras e o lugar vira uma praia, vá a Unter den Linden para continuar o passeio até o Portão de Brandemburgo. É sem dúvida o principal ponto turístico de Berlim. Nessa região há outras várias atrações que marcaram a história do país e merecem ser visitadas. Como o Reichstag, o Parlamento Alemão que tem como grande atração a Cúpula de Vidro, que só pode ser visitada com reserva prévia.
 
7. Memorial do Holocausto
750 m – 10 min – Ebertstrasse
Voltando e passando novamente pelo portão, caminhando para o sul, em direção a Potsdamer Platz, você vai passar pelo Memorial do Holocausto. Dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista, está localizado no coração da capital alemã. São 2.711 blocos de concreto cinza escuro distribuídos em fileiras paralelas sob uma superfície ondulada. São sóbrios, não contêm nenhum texto, nome ou foto.
 
8. Potsdamer Platz
800 m – 10 min – Ebertstrasse
Do outro lado do memorial já começa o Tiergarten, maior parque verde no centro da cidade. Seguindo se chega a Potsdamer Platz, região de onde é possível ver algumas partes do muro. Também é ali que está o Sony Center e onde ocorrem todos os anos o Berlinale – Festival de Cinema de Berlim. Deste ponto, descendo a Leipziger Strasse até a Friedrichstrasse, encontra-se uma das principais ruas de compras da região.


http://www.revistaviajar.com.br/dicas/viagem/820/a-pe-em-berlim#.U25zVFfW_vw

Nenhum comentário:

Postar um comentário