Turistas navegam de barco por águas subterrâneas.
Ilha dentro da gruta era santuário dedicado a deuses mitológicos.
Do G1, em São Paulo
Abertura no teto permite entrada da luz do sol na caverna (Foto: Dave Porter Peterborough Uk/Getty Images) |
Com um lago subterrâneo azul turquesa e uma história repleta de mitos, a caverna de Melissanthi é um belo passeio para os turistas que vão à ilha da Cefalônia, na Grécia.
A caverna tem duas câmaras principais. A primeira é conhecida por sua grande abertura oval no teto, por onde entra a luz do sol, deixando a água de um azul ainda mais intenso.
Passeio na caverna é feito de barco (Foto: Guiziou Franck /hemis.fr/AFP) |
Já o segundo “ambiente” é coberto por numerosas estalactites e estalagmites (espécie de “cones” minerais que pendem do teto ou do chão das cavernas).
No meio deles, ainda há uma ilhota, onde foi descoberto um antigo santuário dedicado ao deus mitológico Pã. Segundo o mito, a ninfa Melissanthi cometeu suicídio no lago por não ter seu amor por Pã correspondido. Por causa de Melissanthi e de outras ninfas que, segundo a lenda, habitavam a gruta, ela passou a ser conhecida como Caverna das Ninfas.
No santuário da ilhota foram encontrados pratos, lamparinas a óleo e esculturas com o deus Pã e as ninfas. Os achados estão no museu arqueológico da cidade de Argostoli.
A caverna de Melissanthi, na Grécia (Foto: Guiziou Franck /hemis.fr/AFP) |
Barco A caverna tem 3,5 km de extensão, 40 m de largura e 36 m de altura. A chegada até o lago é por um túnel subterrâneo.
A visitação é toda de barco, com um guia para acompanhar. O passeio dá uma volta completa na primeira parte da caverna, passa pela ilhota e depois chega à segunda câmara.
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/08/caverna-das-ninfas-na-grecia-tem-lago-azul-turquesa-e-abertura-no-teto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário