segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Novembro tem "Día de los Muertos" no México e Ação de Graças nos EUA.

Do UOL, em São Paulo 

Novembro é um mês de festas e expectativas para os turistas: no Brasil, hordas de banhistas começam a se divertir no calor das praias espalhadas por todo o país. No Hemisfério Norte, é hora de ainda curtir as românticas paisagens do outono, que gera lindos cenários em países como Estados Unidos, Japão e França, e começar a se preparar para o frio do inverno.

E festejos não faltam nos próximos dias: uma das celebrações que abrem o mês em grande estilo é o "Día de los Muertos" mexicano, um dos eventos mais coloridos e intrigantes do ano, realizado entre os dias 1º e 2 de novembro. E ainda há datas culturais nos Estados Unidos e na Europa. Veja abaixo destinos turísticos que são destaque deste mês.
 
David de la Paz/Xinhua

Día de los Muertos
Já está meio tarde para ir neste ano, mas anote na sua agenda: uma das celebrações mais interessantes do mundo é realizada entre os dias 1º e 2 de novembro no México (e também nos Estados Unidos, países da América Central e onde quer mais que haja uma numerosa comunidade mexicana). O "Día de los Muertos" é a versão mexicana para nosso Dia de Finados, em que os mortos são homenageados com muita religiosidade, música, cores e estilo. Um dos pontos altos da celebração são os desfiles em que aparecem as famosas "calaveras", um dos símbolos mais conhecidos do evento (que, inclusive, será cenário para o próximo filme de James Bond, "007 Contra Spectre", que estreia no Brasil no dia 15 de novembro). E, se você estiver no México entre hoje e amanhã, não perca esta balada. 
 
Claus Lehmann/Tam Nas Nuvens

Jazz em Roma
Há poucos lugares do mundo que agradam mais o turista amante de artes do que a Itália. E, neste mês, a capital do país de Monica Belucci recebe um dos principais eventos musicais da Europa: o Roma Jazz Festival, realizado na Cidade Eterna entre os dias 14 e 29 de novembro. Trata-se da 39ª edição do evento e, neste ano, a festa vem com o tema “O Jazz Nutre o Mundo”, trazendo conjuntos como Gregory Porter Quintet (dos Estados Unidos, no dia 14 de novembro), Alfredo Rodríguez Quinto (de Cuba, em 17 de novembro), Dhafer Youssef Quartet (da Tunísia, em 18 de novembro) e Avishai Choen Trio (de Israel, no dia 19 deste mês). 
 
Roberto Schmidt/AFP

Mercado de camelos
Novembro é época para ingressar em um dos mais intensos eventos da Ásia: neste mês é realizada na cidade de Pushkar, na Índia, entre os dias 19 e 25, uma das maiores feiras de camelos do mundo. Você não precisa estar apto a comprar um dos animais para ingressar no mercado. Os defensores dos animais, por sua vez, não vão gostar das imagens do local, onde os camelos são tidos como produtos e nem sempre são muito bem-tratados. Mas trata-se de um evento que reúne, durante toda a sua duração, pelo menos 300 mil pessoas interessadas em comprar ou vender – e pelo menos 50 mil camelos sendo comercializados. O mercado é realizado perto do místico lago de Pushkar (uma cidade sagrada para os hindus) e ainda exibe shows de música do Rajastão e celebrações religiosas realizadas pelos seguidores do hinduísmo. 
 
Carlo Allegri/Reuters

Ação de Graças
Os Estados Unidos são um país de poucos feriados, mas uma das mais importantes dessas datas festivas acontece agora em novembro: no dia 26, os cidadãos estadunidenses celebram o seu famoso "Thanksgiving", ou Dia de Ação de Graças. Se você conhecer algum nativo do país de Barack Obama e for convidado para o jantar familiar que celebra a data, não recuse. É um dos momentos de comunhão (e da apreciação da boa mesa) mais importantes dos EUA. Trata-se de uma data que remonta ao século 17, quando os primeiros colonos do que é hoje os Estados Unidos davam graças às boas colheitas geradas por suas terras. Em Nova York, interessantes desfiles são realizados para celebrar o "Thanksgiving" (na foto).
 
Ministerio de Cultura de Argentina/Creative Commons

Festas dos "gauchos"
Na segunda semana de novembro é realizado um dos principais eventos culturais da Argentina. Trata-se do "El Día de la Tradición", que celebra o nascimento de José Hernández, um artista que se dedicou a escrever sobre a vida e os costumes dos pampas argentinos. Os habitantes dessa região, chamados de "gauchos", celebram a data com muito churrasco, música e uma exibição infindável de trajes típicos. O epicentro dos festejos é a cidade de San Antonio de Areco, que recebe turistas ávidos por ter uma experiência cultural genuína no país vizinho do Brasil. Os festejos também contam com desfiles de "gauchos" montando orgulhosamente seus cavalos. 
 
Ingrid Pullar/The New York Times

Calor perto do Mediterrâneo
Diversos destinos da Europa, como Alemanha, Polônia e Inglaterra, já estão tremendo de frio em novembro. Mas neste mês ainda é possível encontrar um pedaço de areia e raios de sol no Velho Continente. As Ilhas Baleares, na Espanha (onde se destaca a baladeira Ibiza), as ilhas gregas e as praias paradisíacas da Sicília, na Itália (na foto), ainda oferecem orlas onde os turistas podem curtir um clima agradável. Se a intenção for fugir do continente europeu (e do euro), pode ser válido considerar visitar o Marrocos, que oferece uma interessante orla cheia de surfistas na capital Rabat e cidades históricas, como Marrakech (na foto), lindíssimas. 
 
Getty Images

Rio de Janeiro
A Cidade Maravilhosa já está queimando sob o sol forte no mês de novembro, mas com menos multidões do que as vistas nos meses de dezembro e janeiro. No fim de semana, espere disputar espaço em praias como Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, mas, se tiver um tempo para visitar a capital fluminense durante a semana, é bem provável que você não tenha que dividir a faixa de areia (e as paisagens montanhosas incríveis que rodeiam a orla do Rio) com tanta gente. E bairros boêmios como a Lapa e o Baixo Gávea não precisam de alta temporada para bombar: no primeiro, é sempre possível encontrar um ótimo samba ao vivo e, no segundo, a diversão acontece em diversos bares recheado de gente animada. 
 
Creative Commons

Outono no auge
Gosta de paisagens verdadeiramente românticas em uma viagem? Então não deixe de visitar alguns dos países que mais se tingem com a beleza do outono em novembro. Além dos Estados Unidos, este mês é a época perfeita para admirar cidades japonesas como Kyoto, Nara, Nikko e Tóquio cobertas pela folhagem avermelhada da estação. Na histórica Kyoto, os cenários outonais montam cenários fascinantes para templos budistas e xintoístas milenares e, perto da capital japonesa, é possível admirar o famoso Monte Fuji entre cenários bucólicos tingidos de vermelho e amarelo. 
 
Ezequiel Cabrera/Creative Commons

Salar do Uyuni
Quer conhecer algumas das paisagens mais altas da América do Sul e não passar tanto frio? Em novembro, o território boliviano começa a oferecer seu mais lindo cartão-postal, o Salar do Uyuni, em grande estilo para os turistas. É neste mês, mais para os seus últimos dias, que geralmente começa a temporada das chuvas na região, formando um espelho d'água no maior deserto de sal do mundo e que dá a impressão de que o turista está caminhando no céu (como é possível ver na imagem acima). Ainda faz frio, mas é um clima mais suportável do que o enfrentado no meio do ano. E, para complementar, é possível admirar lindas lagoas coloridas que existem na região. 
 
Justin Mott For/The New York Times

Praias do Sudeste Asiático
Novembro é também uma excelente época para visitar as praias do Sudeste Asiático, principalmente aquelas encontradas na Tailândia (e que estão entre as mais lindas do mundo). Nesta época do ano, o clima está agradável na região, que costuma ser barata e com muitas festas ao ar livre em sua orla e em discotecas de cidades do Bangkoc e Phuket (na foto). O Vietnã, apesar de sua imagem associada à guerra, também abriga lindas praias, que estão com bom clima nesta época do ano. Em dezembro tudo tende a ficar mais lotado de turistas. 
 
http://viagem.uol.com.br/listas/novembro-tem-dia-de-los-muertos-no-mexico-e-acao-de-gracas-nos-eua.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário